Loulé | “Setembro Amarelo” Mês da Prevenção do Suicídio

0
313
Setembro-Amarelo-Loulé

A ação de sensibilização “Agarra a tua vida!”, que acontece esta quarta-feira, 13 de setembro, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal de Loulé, é uma das iniciativas que a Câmara Municipal de Loulé irá promover no âmbito do “Setembro Amarelo”, o Mês de Prevenção do Suicídio,

Na sessão participam Alberto Guerreiro (psicólogo), Luís Ramos (médico psiquiatra), Filipa Gomes Tavares (médica interna de psiquiatria), Rosa Veloso (jornalista e professora) e Viviane (cantora). Aberta ao público em geral, pretende-se, deste modo, sensibilizar toda a comunidade para a prevenção do suicídio. A entrada é livre.

Outra das iniciativas para este mês é a iluminação do edifício dos Paços do Concelho com luzes amarelas, a cor associada a esta efeméride.

“Setembro Amarelo” é promovido a nível mundial pela Organização Mundial da Saúde e Associação Internacional de Prevenção do Suicídio, e tem o apoio, em Portugal, da Coordenação Nacional de Politicas de Saúde Mental e Sociedade Portuguesa de Suicidologia. No Algarve, as iniciativas são levadas a cabo pela Coordenação Regional de Saúde Mental, Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e pelo seu Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, ACES do Algarve, diversas autarquias e diversas instituições.

Esta é uma iniciativa que tem como objetivo a sensibilização da população para a temática do suicídio, uma questão relevante, a nível mundial, do país e da região do Algarve e a consciencialização do papel que cada pessoa, e que as diferentes estruturas da comunidade, em que se incluem as câmaras e outras organizações, podem ter na prevenção do suicídio e da doença mental.

Este domingo, 10 de setembro, assinalou-se o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, data criada em 2003. Desde 2015, esta campanha passou a ser alargada a todo o mês de setembro.

CM Loulé