Faro | Dia da Cidade – Homenagem a Funcionários, Personalidades do Concelho e Mayor de Hayward

0
518
Faro-Distinção-Funcionários

A Sessão Solene que assinalou o Dia do Município, 7 de setembro e decorreu no Teatro Municipal de Faro – Teatro das Figuras, contou com vários momentos, tendo particular destaque os que proporcionaram uma homenagem aos funcionários da autarquia, a diversas personalidades e entidades coletivas do concelho e ao Mayor de Hayward e elemento do Comité das Cidades Irmãs.

Como gesto de agradecimento e de reconhecimento, a Câmara Municipal de Faro (CMF) distinguiu diversos trabalhadores. A Medalha de Bons Serviços e Dedicação – GRAU COBRE foi entregue a 26 funcionários, que completaram mais de 20 de permanência nos quadros da instituição e a de GRAU PRATA aos 11, que cumpriram 35 anos completos de serviço efetivo. Todos estes colaboradores revelaram, durante as suas carreiras, comportamento exemplar, assiduidade e classificação de serviço não inferior a BOM.

Para além dos funcionários, diversas pessoas singulares, ou coletivas, que se notabilizaram pelo seu reconhecido mérito, ou contributo para a comunidade, foram agraciadas com as Medalhas de Mérito da Cidade, GRAU OURO.

A nível associativo, salientou-se o trabalho desenvolvido por três coletividades: a Associação Recreativa e Cultural de Músicos, pelos seus 33 anos de serviços prestados à população, permitindo que o ensino da música, a sua prática e a dinamização da Fábrica da Cerveja sejam uma realidade; o Clube de Danças da Escola Secundária João de Deus, com mais de 100 dançarinos de competição e outros tantos a praticarem danças sociais; e a Delegação do Algarve da Ordem dos Economistas, que muito tem colaborado na análise e encontrar de soluções para as dificuldades económico-sociais do Algarve.

As personalidades homenageadas são, nas palavras de Rogério Bacalhau “sinal de tenacidade e resiliência”. Foram elas: Arnaldo Rolão Tavares, conhecido como “Braza” (um dos rostos do Moto Clube Faro e da concentração de motas da cidade); Eliseu Correia (empresário, artista e cidadão ativo em diversas causas); José Arvela (empresário e cidadão empenhado, nomeadamente, no que toca aos problemas ambientais); José Laginha (bailarino, coreógrafo, formador e curador, bem como diretor artístico da DeVIR/CAPa); José Costa (presidente do Clube de Futebol “Os Bonjoanenses” e responsável pela sua completa reestruturação); José Rita Vargas (pioneiro do eco turismo e criação de produtos turísticos de qualidade) e Leonel Amândio Pereira, conhecido como “Chef” Leonel (recebedor de várias Estrelas Michelin ao longo do seu percurso profissional e um agente importante na promoção do nome de Faro junto dos amantes de gastronomia).

A título póstumo foram condecorados: Maria Berta Travia (ligada à freguesia de Montenegro e ao movimento associativo e a quem também, foi atribuído um topónimo); João Falcão Marques (“democrata combativo, humanista militante e profissional competente”, nas palavras do edil farense) e Graça Lobo (“um vulto encantador” de “alguém que nos ajudou a descobrir as artes, a cultura e, sobretudo, o cinema”, conforme salientou Rogério Bacalhau, referindo-se à coautora e coordenadora do Programa JCE-Juventude/Cinema/Escola e primeira Coordenadora do Plano Nacional de Cinema).

Todas estas pessoas foram e são, na perspetiva do Presidente da CMF, “o maior prémio que poderia desejar para o nosso concelho, pois elas engrandeceram-nos, ensinaram-nos, estimularam-nos a construir e a amar esta terra”.

No âmbito da cerimónia foi atribuída a chave de honra da cidade de Faro ao Presidente do Conselho Municipal de Cidade Hayward (Califórnia, USA), Mark Salinas, um dos grandes mentores, enquanto presidente do Comité das Cidades Irmãs Faro e Hayward, da conclusão do protocolo da geminação entre estas duas localidades. Desta forma, o autarca americano passou a Cidadão Honorário da Cidade, tendo destacado a relação existente como “muito importante” e “promotora de impactos positivos nas gerações futuras”, uma vez “que se procura focar na cultura, na preservação da língua, no desenvolvimento económico-social, nas parcerias entre as duas universidades”. Mark Salinas, referindo-se ao cravo (símbolo simultaneamente do 25 de Abril e de Cidade Hayward), concluiu que entre os dois locais haverá sempre paz e amizade.

Lisa Kross, Marco Dias e Inês Eiras, elementos do Comité das Cidades Irmãs Faro e Hayward (entidade composta por portugueses, lusodescendentes e americanos), receberam um diploma de mérito pelo empenho, esforço e dedicação colocado nas ações que promovem o diálogo e a colaboração entre estas comunidades, mantendo bem viva a herança algarvia pelas terras da Califórnia.

A Sessão Solene que assinalou o 483º aniversário de elevação de Faro a cidade contou, ainda, com três momentos musicais, da responsabilidade do Coral Ossónoba e da Associação Filarmónica de Faro.

CM Faro