Faro | Município Homenageia Personalidades Ligadas ao Concelho, Atribuindo Novos Topónimos

0
767
Faro-R-Maria-Luísa-Estácio-Veiga

O Município de Faro atribuiu novos topónimos a 11 arruamentos do concelho, todos eles destacando personalidades que tiveram fortes ligações ao concelho, em áreas tão distintas como a arqueologia, o associativismo, a política, o ensino, a cultura, o desporto, entre outras. Estas cerimónias foram incluídas nas comemorações do Dia da Cidade e contaram com a participação de inúmeros familiares dos homenageados.

No dia 6 de setembro, na Urbanização Vale das Almas, foram destacadas: Maria Luísa Estácio da Veiga (arqueóloga e bisneta de Estácio da Veiga, notabilizou-se pelo importante trabalho desenvolvido na investigação da cidade romana de Balsa); Maria Berta Travia (ligada à criação da freguesia de Montenegro e ao movimento Associativo, foi classificada por Rogério Bacalhau, Presidente da Câmara Municipal de Faro – CMF, como “mulher de coragem, braço forte do povo no combate pelas causas sociais”, que deixou “uma obra de amor”); e Maria Silvina Dias (exerceu a sua profissão no ensino, com grande profissionalismo e entrega, tendo sido agraciada, em 1992, com a Medalha de Mérito da Cidade de Faro – Grau Ouro).

Ainda no dia 6, foram colocadas placas em ruas da Urbanização de Gambelas, referentes a: António Rosa Mendes (professor da Universidade do Algarve, coordenou o Centro de Estudos de Património e História do Algarve, foi presidente da Estrutura de Missão Faro – Capital da Cultura 2005 e um dos fundadores da editora algarvia Gente Singular); João Félix Martins (professor e precursor do estudo do Turismo, nomeadamente na Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo e Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, tendo, ainda, sido, membro da direção da Região de Turismo do Algarve); Joaquim Romero Magalhães (professor na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, deputado da Assembleia Constituinte, Secretário de Estado da Orientação Pedagógica, colaborou na fundação da Universidade do Algarve); Montalvão Marques (primeiro Reitor da Universidade do Algarve – UALG, teve uma brilhante carreira académica e uma vida pública ativa, chegando a exercer funções no IX Governo Constitucional, como Secretário de Estado da Alimentação) e Jorge Roque (sócio empenhado e dirigente do Sporting Clube Farense, ligado à Associação de Futebol do Algarve, envolveu-se e teve participação política ao nível local, foi dirigente sindical e profissional da TAP).

No dia 7 de setembro, receberam nomes duas novas pracetas: a praceta Cristóvão Norte, que, nas palavras do Presidente da CMF, foi “um democrata indómito, força da Natureza, corajoso, abnegado e lutador. Pela liberdade, pela justiça e pelo desenvolvimento da sua Região”, nomeadamente no que toca à criação da UALG; e a praceta Cabrita Neto. Rogério Bacalhau referiu-se ao antigo Governador-civil como “um cidadão vertical, servidor da causa pública e do Algarve, agindo sempre sem regatear”.

Uma nova Avenida terá o nome de Aníbal de Sousa Guerreiro, empresário, benemérito social e desportivo, “um senador do concelho, no mais feliz sentido da palavra”, conforme mencionou o autarca farense, destacando a sua capacidade de “ajuda a quem precisava e no desenvolvimento do concelho”. 

O edil farense, dando grande importância a estes gestos que perpetuam, agradecem e homenageiam cidadãos de grande mérito, recordou que “uma cidade sem memória, será uma cidade sem história; sem história, não se tem identidade. E sem identidade, não se tem qualquer hipótese de futuro” e que, a colocação de novos topónimos permite “preparar um pouco do futuro da nossa comunidade”.

CM Faro

Faro | Novos Topónimos

Faro-Rua-Maria-Berta-Travia
Faro-Avenida-Aníbal-Guerreiro
Faro-Rua-António-Rosa-Mendes
Faro-Praceta-Cabrita-Neto
Faro-R-Maria-Luísa-Estácio-Veiga
Faro-Rua-João-Félix-Martins
Faro-R-Joaquim-Romero-Magalhães
Faro-Praceta-Cristóvão-Norte
Faro-Rua-Montalvão-Marques
Faro-Rua-Maria-Silvina-Dias
Faro-Rua-Maria-Berta-Travia Faro-Avenida-Aníbal-Guerreiro Faro-Rua-António-Rosa-Mendes Faro-Praceta-Cabrita-Neto Faro-R-Maria-Luísa-Estácio-Veiga Faro-Rua-João-Félix-Martins Faro-R-Joaquim-Romero-Magalhães Faro-Praceta-Cristóvão-Norte Faro-Rua-Montalvão-Marques Faro-Rua-Maria-Silvina-Dias