SPS | “XX Jornadas de Senologia” Debate Cancro da Mama Hereditário

0
707
Jornadas-Senologia

As Jornadas de Senologia, organizadas pela Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS), estão de regresso para a sua 20.ª edição. Entre os dias 12 e 14 de outubro, o Palácio de Congressos do Algarve, na Herdade dos Salgados, em Albufeira, será espaço de debate e atualização de conhecimentos sobre o cancro da mama, particularmente sobre o cancro da mama hereditário, o mote do encontro.

De acordo com o presidente da SPS, Dr. José Carlos Marques, o foco deste ano incidirá na problemática de que “cada vez mais os profissionais de saúde têm contacto com o cancro de mama em mulheres de idade jovem, o que obriga a estudos genéticos, desencadeando-se enormes desafios no diagnóstico, vigilância e abordagem das pessoas com a doença e dos familiares”. Evidencia, ainda, que a comunicação é muito importante nesta área, reforçando o papel fundamental da literacia na relação médico-doente.

Sabe-se que cerca de 10% dos cancros da mama estão relacionados com genes mutados e hereditários, nomeadamente os BRCA. E, perante uma mutação num gene, o risco de se desenvolver cancro da mama ou qualquer outro tipo de cancro pode chegar aos 80%, dependendo do historial familiar e do próprio gene alterado. Esta realidade convoca a intervenção das equipas multidisciplinares de Senologia, requerendo profissionais cada vez mais informados e especializados para um acompanhamento cada vez mais dirigido.

O dia que antecede as XX Jornadas de Senologia é dedicado à realização de dois cursos: o Curso de Mama para TSDT Radiologia e o Curso de Senologia e Inteligência Artificial – Da Teoria à Prática. Este último, destinado a médicos, pretende “mostrar de forma prática os ganhos na utilização de inteligência artificial aplicada não só na imagem, no diagnóstico imagiológico, mas também na Anatomia Patológica e na Cirurgia”. As formações permitirão a “possibilidade de experimentar e de perceber qual é o contributo da inteligência artificial que, seguramente, no futuro vai ter importância na atividade clínica”, refere o presidente da SPS.

O programa das XX Jornadas de Senologia reúne diversas sessões científicas que visam transpor da teoria para a prática as problemáticas do quotidiano através da partilha de experiências entre os vários profissionais envolvidos no diagnóstico, tratamento e acompanhamento do doente. Serão também apresentados trabalhos científicos originais e inovadores, culminando na distinção dos melhores, na cerimónia de encerramento.

Pela primeira vez, será atribuído o Prémio de Investigação Noémia Afonso pela sua contribuição na melhoria da intervenção clínica e pelo real impacto no desenvolvimento científico. “Surgiu da necessidade e do nosso desejo de homenagear a nossa colega que foi muito importante para a Senologia portuguesa, e que nos abandonou de forma prematura”, refere o Dr. José Carlos Marques.

Toda a informação disponível no site oficial das XX Jornadas de Senologia.

LPM

Sociedade-Portuguesa-Senologia