APIMA | Design Nacional em Espanha para Participar nas Feiras Intergift e Habitat

0
316
APIMA

A excelência do design e as últimas inovações de Portugal estão prontas para brilhar uma vez mais nos principais palcos internacionais, com a participação de 42 empresas da Fileira Casa em duas das feiras mais prestigiadas do setor.

De 13 a 17 de setembro na Intergift, o maior encontro de lifestyle da Península Ibérica focado no design, mobiliário e brindes, e entre os dias 19 e 22 de setembro na Habitat València, que decorre na maior superfície para exposições comerciais de Espanha com os holofotes apontados para o mobiliário e iluminação, as 42 marcas que estarão presentes nos certames levarão uma fusão de estilos em cada mostra de produtos, mostrando a versatilidade e a adaptabilidade da indústria portuguesa.

Para Joaquim Carneiro, Presidente da APIMA (Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins), “a Intergift e Habitat València são dois dos eventos mais ‘quentes’ do circuito mundial de design de interiores e mobiliário. Esta participação em massa
demonstra o compromisso do nosso país em ser uma potência global na indústria e fortalecer laços comerciais com mercados cada vez mais diversificados”.

Apenas no 1º semestre do ano, as empresas do cluster nacional do mobiliário e afins já destinaram quase 350 milhões de euros em vendas para o país-vizinho. Espanha é o segundo mercado mundial mais importante para o cluster e após um crescimento de
15% das exportações nos primeiros seis meses de 2023 a nível global, as vendas ao estrangeiro continuam a crescer a passos largos, com o mês de julho a representar um novo aumento de 11% face ao período homólogo.

Com uma positiva evolução a nível comercial, Portugal está igualmente pronto para inspirar o mundo do design e promete ir além da estética, ao demonstrar um compromisso reforçado com a sustentabilidade. As empresas participantes estão na vanguarda das práticas ecológicas e materiais sustentáveis, ajudando a moldar um futuro mais verde e consciente para a indústria.

“Esta participação promete ser uma verdadeira ode à criatividade e à capacidade de produção da Fileira Casa Portuguesa. Com a sua tradição de artesanato de alto nível e paixão pelo design, as empresas portuguesas estão prontas para voltar a conquistar
os amantes do design e os profissionais do setor, vindos de todos os cantos do mundo”
, conclui o Presidente da associação que coordena a participação do contingente português em ambos os eventos.

APIMA