Lagos | 3ª edição do “Festival EmRaizArt”

0
1192
Festival-Em-Raiz-Art

O Festival Internacional de Circo Contemporâneo EmRaizArt está de volta em 2023 para a sua terceira edição, prometendo encantar a infância, jovens e famílias.

Este evento estende-se por 12 dias, divididos em duas fases: Outono, de 9 a 15 de outubro de 2023, e Primavera, de 6 a 12 de maio de 2024.

Num mundo cada vez mais dominado por avanços tecnológicos e relações mediatizadas, o Festival emerge como um farol de reflexão sobre o desenvolvimento sustentável dos territórios e o vínculo essencial que as novas gerações estabelecem com eles.

Festival EmRaizArt decorre no idílico montado de sobreiros centenários, localizado no Cotifo, Quinta Velha, concelho de Lagos. Proporciona uma experiência artística que traz o circo contemporâneo e as artes de rua ao meio rural.

Este evento valoriza o Património Natural e a paisagem autóctone do interior do Algarve. Sob o conceito “Site-Specific”, pensado para este espaço e para a relação humana com o meio circundante, o festival cria novas formas de interação artística com a natureza, promovendo o cuidado ambiental e uma conexão profunda com o mundo natural através das artes.

“Ao preparar o festival, tentamos sempre que o espaço, dentro da criação de trilhos e de condições de acessibilidade, mantenha ao máximo as suas características naturais, para que a experiência seja imersiva. É tudo muito relacional: os aparelhos de circo estão pendurados nas próprias árvores.” destaca Nelda Magalhães, diretora de produção do evento “e recorremos a autocarros para transporte do público, usamos wc´s secos de compostagem e temos pontos de reciclagem.”

Devido ao êxito das edições anteriores, o Festival aponta para uma 3ª edição a iniciar com quatro dias para grupos escolares (gratuito) e nos dias 14 e 15 de outubro (fim de semana) para o público em geral, com bilhetes que podem ser adquiridos na bol.pt.

Com um programa variado composto por três espetáculos nacionais/internacionais de linguagem visual cativante, dois concertos, 4 oficinas interativas que promovem o envolvimento do público escolar e uma oficina de clown para adultos. A Direção Artística é de Berna Huidobro.

O evento é apoiado pelo Governo de Portugal – Direção Geral das Artes, pela Direção Regional da Cultura do Algarve e pelo Município de Lagos. São também parceiros a Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos, o Laboratório de Atividades Criativas – Associação Cultural, a Fungo Azul – Associação Cultural, a Livraria até a Lua, e os dois Agrupamentos de Escolas do concelho de Lagos.

O EmRaizArt promete mais uma vez ser um evento cultural imperdível que une o espetacular mundo do circo contemporâneo com a beleza do interior do Algarve, numa floresta autóctone, destacando o desenvolvimento sustentável e a importância da arte na formação das gerações futuras.

TEL