Selectra | Como podemos Reduzir a nossa Pegada de Carbono?

0
199
Selectra-Logotipo

Dia 16 de setembro é o Dia Internacional para a Preservação da Camada do Ozono e a Selectra encoraja a consciência sobre a pegada de carbono para combater as alterações climáticas.

O que é a pegada de carbono?

A pegada de carbono refere-se à quantidade de gases com efeito de estufa (GEE) emitidos direta ou indiretamente por uma pessoa, produto, empresa ou organização. Esta é expressa em toneladas de dióxido de carbono (CO2) emitidas e pode ser classificada em várias categorias:

  • Pegada de carbono pessoal: avalia o impacto ambiental das atividades de um indivíduo, incluindo transporte, consumo de energia em casa e estilo de vida;
  • Pegada de carbono empresarial: mede o impacto das atividades de uma empresa no ambiente, considerando emissões diretas e indiretas relacionadas à sua atividade económica;
  • Pegada de carbono de um produto ou serviço: inclui todas as emissões diretas e indiretas ao longo do ciclo de vida de um produto, desde a extração de matérias-primas até ao fim de vida e gestão dos resíduos.

Dicas para reduzir a pegada de carbono:

A Selectra reconhece a importância de reduzir a pegada de carbono como uma medida essencial para combater as alterações climáticas. Seguindo estas dicas, é possível reduzir a pegada de carbono e contribuir para a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa:

  • Opte por um fornecedor de energia verde;
  • Utilize meios de transporte mais ecológicos, como veículos elétricos ou híbridos;
  • Escolha eletrodomésticos energeticamente eficientes;
  • Utilize iluminação LED;
  • Regule sistemas de aquecimento e ar condicionado para temperaturas ideais;
  • Recicle adequadamente os resíduos;
  • Considere reduzir o consumo de carne na sua dieta.

Una-se à luta contra as alterações climáticas

As alterações climáticas ultrapassam fronteiras e é necessário um esforço conjunto de indivíduos, empresas e governos para enfrentar este desafio. A Selectra incentiva a tomada de consciência da pegada de carbono e a adoção medidas para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. Desta forma, contribuímos para alcançar os objetivos do Acordo de Paris sobre as alterações climáticas, evitando um aquecimento global superior a 2°C acima dos níveis pré-industriais.

Compensar a pegada de carbono

A Selectra está empenhada em oferecer aos seus clientes a oportunidade de compensar a sua pegada de carbono. Entre 2019 e 2021, a empresa financiou o “Projeto Gandhi”, um parque eólico na Índia certificado pelo VCS (Verified Carbon Standard). Durante os dois anos em que a Selectra apoiou o “Projeto Gandhi”, foram instaladas 21 turbinas eólicas e estão a ser produzidos quase 36 GWh de eletricidade verde por ano, anulando mais de 33.000 toneladas de emissões de CO2 equivalentes.

Selectra