DECO: “Guia do Estudante” Principais Informações Disponíveis

0
86
Guia-Estudante-DECO

“Quais as principais informações disponíveis no Guia do Estudante, lançado pela DECO?”

A DECO INFORMA…

A DECO quer apoiar os jovens universitários que, não raras vezes, precisam de se instalar noutra cidade, celebrar contratos de prestação de serviços e até fazer as compras de bens de primeira necessidade.

Para muitos, esta é uma nova aventura carregada de maiores responsabilidades, maior independência e autonomia.

Para ajudar os jovens recém-chegados ao ensino superior, a DECO preparou o  Guia do Consumidor Estudante, uma ferramenta digital que procura informar e esclarecer acerca das principais áreas do consumo:

Alojamento: 

Antes de iniciar esta nova jornada, é importante que o jovem faça uma pesquisa de mercado e analise as propostas disponibilizadas. Contactar as associações de estudantes, serviços de ação Social das Instituições de Ensino Superior, amigos de confiança e familiares pode ser uma excelente iniciativa para a escolha de alojamento.  Referimo-nos, por exemplo, a residências das próprias universidades ou residências privadas. 

A internet, desde que se pesquise em páginas fidedignas e seguras, abre, também, várias opções para o alojamento.

Antes de decidir, aconselhamos todos os estudantes a visitarem os espaços e a ler atentamente os contratos, salientando, desde já, que é contraproducente aceitar arrendamento sem contrato escrito.

Serviços Públicos Essenciais

Na maioria das modalidades de alojamento para estudante, as despesas com os serviços de água, luz e gás já estão incluídas. Não obstante, o Guia da DECO alerta os jovens para o que devem ter em atenção relativamente a estes serviços, nomeadamente a obrigatoriedade de ser titular de um contrato de arrendamento para puder celebrar um de prestação destes serviços públicos essenciais.

Conhecer as regras relativas ao pagamento, ou falta dele e consequente corte do serviço é fundamental para qualquer estudante. O mesmo se poderá indicar no que respeita a possibilidade de aceder às tarifas sociais da energia e da internet.

Gestão Finanças Pessoais:

É nesta fase que muitos jovens começam a gerir a sua própria vida financeira. O orçamento é uma excelente ferramenta para gestão das suas contas e para que façam as escolhas acertadas para manter o saldo positivo. Saber quanto tem, para saber quanto pode gastar é crucial para enfrentar este desafio de “viver sozinho” sem sobressaltos.

O Guia do Consumidor Estudante  está disponível a todo os estudantes e a equipa de especialistas da Associação, a quem os estudantes podem recorrer em qualquer etapa do seu percurso académico, também.

Informe-se connosco.

DECO Algarve