Fundação Manuel Violante | Abertura de Inscrições para o Programa MILES

0
236
Fundação-Manuel-Violante

As pré-inscrições para a sexta edição do programa anual de capacitação da gestão para o setor social da Fundação Manuel Violante – Programa MILES – já estão abertas e decorrem até novembro;

Programa vai na sexta edição e nos últimos 5 anos já ajudou mais de 100 organizações e 5.600 colaboradores a impactarem 200.600 beneficiários.

Fundação Manuel Violante, instituição sem fins lucrativos dedicada a potenciar o contributo do setor social para o desenvolvimento social e económico do país, anuncia a abertura das inscrições para a 7ª edição do Programa MILES, vocacionado para os líderes das organizações que pretendem aprender gestão e pô-la ao serviço das suas organizações, de uma forma sustentável e com impacto.

As inscrições decorrem até ao próximo dia 15 de novembro e asseguram um lugar na 7ª edição do MILES. As formações realizam-se através de plataforma e metodologias inovadoras, que vão ajudar as organizações a melhorarem o seu desempenho, e, assim, aumentar o impacto social do seu trabalho.

O programa, com duração de 1 ano, está estruturado por missões que devem ser ultrapassadas pelas organizações em equipa e comunidade. Inicia com um diagnóstico individualizado e aborda 16 temas de gestão cruciais para as organizações sociais: Mudança, Estratégia, Estrutura organizativa, Funções e responsabilidades, Gestão de talento e feedback, Gestão de equipa e comunicação interna, Modelo de Negócio, Angariação de fundos, Marca, Qualidade do serviço, Liderança, Governance, Impacto, Inovação, Gestão de risco e Sistemas de proteção de cuidado.

Durante a sua participação no programa, cada organização terá o acompanhamento individualizado de um Mentor, voluntário da Fundação Manuel Violante, que irá apoiar os responsáveis de cada organização, ajudando-os a implementar no terreno o trabalho desenvolvido.

“O Programa MILES é um programa adaptado a todos os tipos de organizações, desde as que não têm colaboradores e funcionam apenas com voluntários, às que têm mais de 50 colaboradores. O único que é necessário é estarem empenhadas em melhorar a sua performance e quererem aprender a desenvolver o seu modelo de gestão para conseguirem impactar o maior número de beneficiários possível”, afirma Patrícia Rocha, diretora executiva da Fundação Manuel Violante.

O Programa Miles conta com o apoio e participação de alguns dos melhores especialistas do setor social – McKinsey, UnAgency, ISCTE-EE, IVENS Governance Advisors, MERCER e Casa do Impacto – e nos últimos 5 anos já ajudou 5.600 colaboradores de 100 organizações a melhorarem a sua performance e chegaram a mais de 200.000 beneficiários.

O programa Miles em números
A avaliação de impacto levada a cabo numa das edições do programa demonstrou-nos que:

  • 80% Aumento da qualidade de serviço aos beneficiários;
  • 77% Aumento da eficiência das organizações;
  • 83% Reportam um governance mais estruturado;
  • 81% Consideram que houve um aumento da sua realização;
  • 77% Referiram-se a um aumento da capacitação em termos sociais dos voluntários;
  • 82% Implementação de novas práticas de gestão;
  • 80% Equipas mais autónomas.

LIFT