MAR Shopping Algarve | Dia Mundial da Doença de Alzheimer é marcado com Rastreio

0
203
Alzheimer-Day-Mar-Shopping-Algarve

Os números são alarmantes. Em Portugal, estima-se que existam 200 mil pessoas com demência, das quais 60 a 80% têm Alzheimer, uma doença que afeta sobretudo os idosos. Um relatório da OMS divulgado em 2022 informava que 55 milhões de pessoas em todo o mundo com mais de 65 anos tinham demência, projetando 139 milhões para 2050. No entanto, é possível atuar no sentido de prevenir o declínio cognitivo associado ao envelhecimento sendo a prevenção um dos fatores mais importantes para atenuar o avanço da doença.

Neste sentido, o MAR Shopping Algarve irá promover o Rastreio gratuito “Consciencialização da Demência”, no âmbito do Dia Mundial da Doença de Alzheimer, a ser celebrado no dia 21 de setembro. O atendimento ao público ocorre entre os dias 20 a 24 de setembro, das 13h00 às 20h00, no Piso 0, junto à loja Worten.

A iniciativa tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre a demência e a Doença de Alzheimer, dando também a conhecer que esta doença progride de uma forma única em cada indivíduo. A palavra demência é utilizada para descrever um grupo alargado de sintomas, que podem incluir a perda de memória, dificuldades de raciocínio e de resolução de problemas, assim como alterações da linguagem, do humor ou do comportamento.

Durante o rastreio, especialistas estarão disponíveis para realizar avaliações e fornecer informações sobre prevenção, sintomas e cuidados relacionados à demência, contribuindo para uma melhor compreensão e apoio às pessoas que vivem com essa condição e seus familiares. Esta iniciativa é uma parceria com a Estrutura Residencial e Centro de Dia “José Cabrita – Alzheimer e outras demências”e contará com o apoio da Associação Alzheimer Portugal, Universidade do Algarve, Centro Distrital de Segurança Social de Faro e Centro Hospitalar do Algarve. Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve e o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes.

21 de setembro é reconhecido internacionalmente como o Dia Mundial da Doença de Alzheimer e procura sensibilizar a sociedade para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado desta doença neurodegenerativa.

De salientar que, esta iniciativa faz parte do ciclo periódico de atividades de sensibilização algarvia para a importância da deteção precoce de indicadores de saúde que careçam de acompanhamento médico, realizadas no MAR Shopping Algarve, que reforça o compromisso do Meeting Place em promover o bem-estar e a saúde da comunidade local. O projeto integra a Plataforma ODSlocal, tendo a missão de contribuir para as metas da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

Pure