Faro | “2º Clube de Poesia da AEQUUM” com o Poeta Nero

0
690
Nero-Poesia-Faro

É já no próximo domingo, dia 24 de setembro, que Faro recebe o 2º encontro do Clube de Poesia da AEQUUM, a Associação de Apoio à Inclusão LGBTI+ que tem vindo a promover variadíssimos eventos culturais na cidade e na região do Algarve.

Desta vez, o convidado especial é o poeta Nero, algarvio de Silves, autor do poema épico e fantástico “Oceano – O Reino das Águas” (lançado em 2021) e do recentemente publicado “Telúria” (2023)  — um poemário enraizado em memórias e referências autobiográficas que, simulando o percurso de vida do poeta, viaja do esplendor bucólico ao sepulcro citadino, acabando por regressar ao âmago da natureza como via inevitável para o apaziguamento cósmico e para a transcendência. 

Propõe a deambulação poética como ritual ascético, na qual a musicalidade dos versos, carregada de símbolos e de múltiplos sentidos, acaba por arvorar num urgente grito biofílico – tão rouco na contemporaneidade, mas cujo eco se perde – ou se acha – na intemporalidade.

Com o intuito de contribuir para o empoderamento da literatura queer no Algarve, esta é mais uma edição do Clube de Poesia, uma tertúlia que promete fortalecer as raízes da poesia na realidade cada vez mais diversa da sociedade contemporânea. Terá, uma vez mais, a moderação do poeta Felipe Castro.

O evento tem lugar pelas 19h00, no espaço da associação, na Rua de São Pedro, 32, em Faro.

A entrada é livre, mas os lugares são limitados, pelo que deverá contactar previamente a associação e inscrever-se (site: www.aequum.eu).

Nero

Nero-Poesia-Teluria