Mercedes-Benz AG e a Steel Dynamics Inc. asseguram um Acordo de Fornecimento Sustentável de Aço

0
286
Mercedes-Aço-Fornece-Sustentável

A Mercedes-Benz assinou um acordo com a Steel Dynamics, Inc. (SDI) para o fornecimento anual de mais de 50,000 toneladas de aço com redução de CO2, para a sua fábrica em Tuscaloosa, no estado do Alabama, assinalando mais um passo importante no sentido da descarbonização da sua cadeia global de fornecimento de aço.

O aço da SDI será fabricado utilizando um forno de arco elétrico (EAF) e irá utilizar eletricidade proveniente totalmente a partir de fontes renováveis. Com o forno de arco elétrico alimentado por eletricidade verde, as emissões podem ser reduzidas em mais de metade para uma média de 1 milhão de toneladas de CO2 por tonelada de aço, comparativamente à produção de aço primário que utiliza altos-fornos e fornos de oxigénio básicos.

Desta forma, a SDI e a Mercedes-Benz, que colaboram desde 2015, dão mais um passo no sentido da redução de emissões da cadeia de fornecimento de aço.

O aço laminado da SDI fabricado com pelo menos 70 % de sucata reciclada está a ser utilizado em todos os modelos Mercedes-Benz fabricados em Tuscaloosa, incluindo o EQS SUV e o EQE SUV. Ambas as partes acordaram aumentar potencialmente a percentagem de utilização de sucata num futuro próximo, o que iria permitir reduzir ainda mais a pegada de carbono. O aço com redução de CO2 da SDI será introduzido na produção em série na fábrica de Tuscaloosa logo em setembro de 2023.

Em conformidade com a abordagem de aprovisionamento local da empresa, o acordo de fornecimento nos Estados Unidos faz parte da iniciativa global de descarbonização da cadeia de fornecimento de aço da Mercedes-Benz e respeita vários acordos de aprovisionamento de aço com redução de CO2 e de aço praticamente livre de CO2 na Europa.

Para mais informações, por favor clique aqui.

Ativamente em busca de uma cadeia de fornecimento responsável e sustentável

Além da redução consistente das emissões de CO₂, a empresa está empenhada no fornecimento responsável de aço, baseando-se em normas reconhecidas e certificados fiáveis. A Mercedes-Benz é um membro da Iniciativa de Aço Responsável e está envolvida ativamente no desenvolvimento de uma norma de sustentabilidade certificável para a indústria do aço. O objetivo consiste em assegurar uma produção de aço compatível com o ambiente e socialmente aceitável em toda a cadeia de valor.

Sobre a Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz estabeleceu o objetivo de tornar o seu portfólio de novos veículos neutro em carbono ao longo de todo o ciclo de vida dos mesmos, até 2039. No que diz respeito a sustentabilidade, a empresa está concentrada na consistente redução de emissões de CO₂ bem como na preservação dos recursos naturais. Em 2020, as divisões Mercedes-Benz Cars e Mercedes-Benz Vans enviaram uma carta de ambição aos fornecedores de materiais de produção. Esta foi uma declaração de intenção de produzir veículos neutros em carbono e de estabelecer critérios de aprovação como pré-requisito para a adjudicação de contratos de fornecimento. Os fornecedores que representam praticamente 90 % do volume anual de compras da Mercedes-Benz já assinaram a carta, e entre estes encontram-se muitos fornecedores de aço.

A abordagem “Design para o Ambiente” tem em consideração a preservação de recursos logo desde as fases iniciais do desenvolvimento de produtos. Juntamente com os seus parceiros, a Mercedes-Benz está a pesquisar tecnologias de materiais mais sustentáveis e a trabalhar intensamente para a circularidade.

Sobre a Steel Dynamics, Inc.

A Steel Dynamics, Inc. (SDI) é uma das maiores empresas de produção de aço e reciclagem de metal na América do Norte, com um dos portfólios de produtos mais diversificados da indústria de aço. A SDI opera utilizando um modelo de fabrico circular e produz aço de alta qualidade e de baixas emissões de carbono, utilizando a tecnologia de forno de arco elétrico (EAF) com sucata ferrosa reciclada como principal matéria-prima. A empresa está concentrada no futuro e estabeleceu como objetivo que as suas operações de fabrico de aço EAF sejam neutras em emissões de carbono até 2050. Para atingir este objetivo, definiu também metas intermédias de redução de emissões e de utilização de energias renováveis a atingir até 2025 e 2030. A Steel Dynamics é membro fundador do Global Steel Climate Council, que foi criado para liderar uma iniciativa para reduzir as emissões de carbono do aço e incentivar investimentos em tecnologia de baixa emissão de carbono por meio da certificação de produtos e de uma estrutura de definição de metas com base científica.

Mercedes Benz

Mercedes-Aço-Fornece-Sustentável-1