Alcoutim | Município Aprova Medidas no Domínio da Educação

0
158
Alcoutim-Medidas-Educação

Considerando a politica municipal de apoio às crianças e jovens e respetivas famílias em matéria de educação e ação social escolar, a Câmara Municipal de Alcoutim deliberou, na última reunião do executivo, a atribuição de apoios relativos ao transporte escolar e auxílios económicos quer individuais quer coletivos.

No que concerne aos transportes escolares, o executivo deliberou suportar a totalidade do valor dos passes dos alunos a frequentar o ensino secundário e ensino profissional, desde que previamente requeridos, bem como dos alunos do 3.º ciclo a frequentar as Escolas de Tavira, Vila Real de Santo António e Mértola, desde que frequentem oferta formativa não existente no Agrupamento de Escolas de Alcoutim.

A autarquia vai oferecer a todos os alunos do 1.º ciclo Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s) de Atividade Física e Desportiva, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Ciências Experimentais, cinco dias por semana.

Considerando que as despesas com livros e material escolar representam o dispêndio de uma verba significativa do orçamento familiar, foi aprovada uma proposta que prevê apoios económicos a titulo individual no valor de 90 euros a todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, no valor de 100 euros a todos os alunos que frequentam o ensino secundário e ensino profissional e no valor de 300 euros a todos os alunos que frequentam um CET (Curso de Especialização Tecnológica) ou um CTSP (Curso Técnico Superior Profissional); a titulo coletivo foi aprovada a atribuição de um auxilio económico no valor de 300 euros por turma, a cada turma do Agrupamento de Escolas de Alcoutim.

Na mesma reunião, a Câmara deliberou ainda abrir concurso para a atribuição de 40 bolsas de estudo “Dr. João Dias”, com o valor mensal de 100 euros, a atribuir durante um período de dez meses (outubro a julho). As bolsas destinam-se aos alunos residentes no Concelho que frequentam cursos do ensino superior (licenciatura ou mestrado), em estabelecimentos públicos ou privados, no ano letivo 2023/2024.

O período de candidaturas decorre entre 2 e 16 de outubro e para se candidatarem os alunos deverão subscrever uma ficha individual de candidatura (fornecido pelos serviços autárquicos ou disponível para download no site do Município) e acompanhá-la dos documentos definidos no respetivo Regulamento.

Informações adicionais deverão ser recolhidas junto da Unidade dos Serviços Sociais, Saúde e Educação, localizada no Largo de São Salvador – Urbanização Vila Rio, 8970-057 Alcoutim, todos os dias úteis, das 08h30 às 15h00, ou através do telefone 281 540 500.

Mun Alcoutim