Professores da Escola Profissional Cândido Guerreiro – Alte, viajam até Roterdão | Holanda para, no âmbito do Projeto ERASMUS+ EnVIRonmental evALuation project method for secondary schools – VIRAL, frequentarem Formação sobre Monitorização e Avaliação de Projetos.
No âmbito do Projeto ERASMUS+ “EnVIRonmental evALuation project method for secondary schools” (VIRAL) três docentes da Escola Profissional Cândido Guerreiro – Alte, deslocaram-se dias 14 e 15 de novembro a Roterdão, para, com técnicos e docentes das entidades parceiras do Projeto, frequentarem formação sobre Monitorização e Avaliação de Projetos.
Na formação, organizada pela consultora Strategia Netherlands, participaram, além da Escola Profissional Cândido Guerreiro, a LowCarbon – Fundación de la Comunitat Valenciana para una Economía Baja en Carbón de Espanha, a Dialoguia de Espanha, o Instituto de Educación Secundaria Botànic Cavanilles de Espanha, a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e a Stichting Onderwijs Midden Limburg da Holanda.
Ao longo do processo formativo, foram abordados conteúdos e desenvolvidas sessões práticas sobre design de projetos, métodos de avaliação de projetos, implementação e monitorização de projetos, acompanhamento em todos os processos do “Ciclo do Projeto”, tipo de indicadores, e como os selecionar, para obter resultados mensuráveis para a monitorização do projeto. Ao longo da formação foram apresentados materiais pedagógicos elaborados pelos parceiros ASPEA, a Dialoguia e a Strategia, com o apoio da coordenadora do projeto a Low Carbon, na forma de um manual digital, de suporte ao desenvolvimento do projeto.
Foi também apresentado o site oficial do projeto que pode ser consultado em https://viralproject.org/
Ficaram ainda agendadas as próximas atividades, nomeadamente, a elaboração do projeto sobre ambiente e sustentabilidade a desenvolver por cada uma das escolas até final de janeiro 2024 e a segunda formação para alunos a decorrer nos Países Baixos no próximo mês de abril 2024.
EPCG