Fenareg | Encontro do Regadio 2023 – Regantes reúnem-se no Algarve

0
97
Barragens-Algarve

O Encontro do Regadio 2023 – XIV Jornadas da FENAREG vai decorrer a 11 e 12 de dezembro, em Alcantarilha, no Hotel Amendoeira Golfe Resort. O evento é organizado pela FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal em colaboração com a Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão.

O Algarve é a região que enfrenta o maior problema de falta de água no país, com as reservas hídricas das albufeiras dos aproveitamentos hidroagrícolas da Bravura (8%) e do Arade (15%), no barlavento algarvio, em níveis extremamente baixos.

É neste contexto, que será apresentada uma proposta de medidas do setor agrícola para o Pacto Regional da Água, que envolve também os setores urbano e do turismo, com o objetivo de reduzir os volumes de água utilizados, aumentando a eficiência na utilização, melhorar os serviços de fornecimento de água, melhorar a eficácia do planeamento, organização e gestão e procurar novas origens de água no Algarve.

Na mesa-redonda do Encontro serão debatidas soluções para o regadio em tempos de escassez, nomeadamente, nas águas superficiais, a perspetiva do aumento da capacidade de armazenamento; nas águas subterrâneas, considerar estratégias para a recarga dos aquíferos; a rega com águas para reutilização e a utilização da rega deficitária.

No segundo dia do Encontro será apresentada pela FENAREG, uma proposta de revisão do Regime Jurídico dos Aproveitamentos Hidroagrícolas, em resposta ao desafio lançado pelo Senhor Secretário de Estado da Agricultura, Eng. Gonçalo Rodrigues, para que a legislação enquadre a realidade atual das entidades gestoras da água.

As Jornadas de 2023, terminarão com a visita ao Aproveitamento Hidroagrícola, à Barragem do Arade e em particular à Estação Elevatória recentemente inaugurada.

Comunicland