Quarteira | Caminhada ensina Alunos sobre a Floresta Autóctone

0
161
Quarteira-Floresta-Autóctone-1

O Município de Loulé comemorou o Dia Internacional da Floresta Autóctone, no passado dia 24 de novembro, com uma caminhada interpretativa com alunos do 4º ano da escola EB1 Francisco Aragão, de Quarteira, que decorreu na estação de biodiversidade da Tôr.

Com o objetivo de dar algumas informações sobre a importância da floresta autóctone, foi lançado o desafio aos alunos de encontrarem vestígios de mamíferos e fazerem o reconhecimento de espécies florestais autóctones.

Os participantes tiveram a oportunidade de perceber de onde provêm as “rolhas de cortiça”, de analisar as alfarrobeiras, as alfarrobas as suas sementes, ou ainda de provar o fruto de medronho, que nesta altura já está maduro.

No final da caminhada os alunos ainda descobriram como manusear os equipamentos de supressão de incêndios, através do contacto direto com uma equipa de Sapadores Florestais.

De referir que esta iniciativa permitiu que estas crianças de Quarteira, que no seu dia a dia têm uma vivência mais urbana, pudessem brincar e interagir num ambiente rural.  

Esta ação vem reafirmar a importância da componente pedagógica nas questões ambientais e de Proteção Civil.

CM Loulé