PAN Olhão | Alexandre Pereira visitou a Ilha da Armona para Acompanhar as Obras de Saneamento

0
204
Alexandre-Pereira-Ilha-Armona-PAN-1

Alexandre Pereira, Deputado Municipal em Olhão, visitou esta semana a Ilha da Armona, para acompanhar de perto as tão esperadas obras de saneamento e de remodelação da rede de abastecimento de água potável.

“Esta é, sem dúvida, a par do novo Centro de Recolha Oficial de Animais – CROA, uma das obras mais esperadas em Olhão nas últimas décadas. A ampliação da rede de drenagem de águas residuais irá permitir não só encaminhar estes efluentes para um tratamento adequado, mas também a desativação de mais de 800 fossas que atualmente existem e servem toda a ilha. Por outro lado, a remodelação da rede de abastecimento de água vai proporcionar um ganho deste tão importante recurso, pois atualmente as perdas são enormes: metade da água potável fornecida à ilha perde-se nas fugas existentes nas atuais condutas”, refere o Deputado e Comissário Político Nacional do PAN.

“A obra que iniciou em outubro deste ano decorre a bom ritmo: está atualmente na 1ª fase, tendo iniciado a intervenção na zona mais a sul da ilha, e irá estender-se até junho de 2024, altura em que será interrompida para evitar constrangimentos durante o período de verão. Com a instalação de condutas e ramais e a construção de três novas estações elevatórias, todos os efluentes produzidos na Ilha da Armona vão ser encaminhados para a nova ETAR Faro/Olhão, onde, por sua vez, irão passar por três fases de tratamento: tratamento preliminar e equalização, tratamento secundário, seguido da filtração e desinfecção, sendo posteriormente descarregados na Ria”, explica Alexandre Pereira.

Desde que foi eleito em 2021, Alexandre Pereira tem marcado a diferença e destaca-se da restante oposição, por ser uma voz ativa com uma presença constante no dia a dia do Concelho de Olhão.

O Deputado reforça que “estar presente no dia a dia do município é ter uma voz ativa nas principais preocupações dos cidadãos, na vertente social e ambiental, não esquecendo a causa animal. É identificar possíveis problemas e apontar caminhos e soluções. Este caso em particular é um exemplo de que nunca se deve começar a construir uma casa pelo telhado! Como foi possível construir todas estas casas e uma estação elevatória sem dotar as habitações de uma rede de saneamento? Claro que, criado o problema e sendo este estrutural, a solução é muito mais difícil de executar, mas mais vale tarde que nunca e este é um passo no sentido certo”.

PAN Olhão

Alexandre-Pereira-Ilha-Armona-PAN