DECO: A Dieta Mediterrânica na Ceia de Natal. Como Manter a Tradição?

0
257
DECO-Ceia-Natal

A DECO INFORMA

Com o Natal a chegar, altura caracterizada pela celebração em família e de convívio à volta da mesa, a alimentação tem um significado especial. Desta forma, é importante saber como podemos desfrutar desta temporada festiva mantendo um equilíbrio saudável, sem deixar a tradição de parte.

Aliada a este desafio temos a dieta mediterrânica, dieta que dá prioridade a alimentos regionais e sazonais, dando preferência a alimentos como frutas, legumes, azeite, peixes e nozes.

O jantar de Natal varia de região para região, no entanto a maioria segue a base da dieta mediterrânica, e a DECO traz-lhe algumas dicas a seguir neste natal.

  • Na hora de comprar os ingredientes para preparar as suas refeições, opte por alimentos frescos, locais e sazonais.
  • Prefira confeções culinárias mais simples.
  • Dê preferência ao azeite.
  • Prepare novos pratos com a utilização de sobras alimentares, contribuindo para reduzir o desperdício alimentar.

No que toca, ao cumprimento da tradição, importa referir os pratos tradicionais desta época, relativamente às entradas aconselha-se algo leve, como marisco, relativamente ao prato principal, o peru assado e o típico bacalhau acompanhados com legumes, são ótimas opções para uma refeição saudável.

Relativamente às sobremesas, reduzir a quantidade de açúcar pode ser uma boa estratégia, como alternativas mais saudáveis podemos cozinhar as rabanadas no forno, uma opção mais saudável às rabanadas tradicionais, ou salada de fruta.

Lembre-se, o Natal é uma época de celebração, e a Dieta Mediterrânea mostra que podemos fazer isso sem comprometer a nossa saúde. A chave está na diversidade e na escolha dos alimentos frescos e nutritivos.

DECO Algarve