Parises transformou-se numa ‘Aldeia de Natal Verde’

0
808
Parises-Aldeia-Natal-1

Durante o próximo fim de semana, dias 8, 9 e 10, a Aldeia de Natal Verde convida todos os visitantes a subir à Serra, até Parises (18km a norte de São Brás de Alportel, pela EM 1202) com um programa recheado de atividades para toda a família.

Muito convívio, divertidas oficinas de Natal, momentos mágicos com luzes, artesanato, animação, magia e sabores de Natal animarão o programa neste fim de semana prolongado.

Uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel que tem contado com um intenso envolvimento da comunidade que promete marcar o Natal Algarvio de 2023

As cores, os cheiros e as texturas naturais inspiraram os habitantes da serra que, nua oficina de Natal improvisada, têm dado largas à imaginação e mestria nas últimas semanas, para transformar esta aldeia, tendo com o ponto de partida a decoração de toda a aldeia com o tema natalício utilizando apenas materiais naturais encontrados na serra são-brasense e materiais reutilizados.

A abertura do programa está prevista marcada para as 14h30 desta sexta-feira, 8 de dezembro. Um dia em que os visitantes podem visitar o Mercadinho da Aldeia, junto ao Centro de Convívio. Pelas 15h00, o fogo da aldeia, junto à Casa da Serra, vai ser ateado para dar luz e calor a esta iniciativa que durante a tarde vai convidar os visitantes a participar nas Oficinas de Natal que vão ensinar a fazer grinaldas de Natal com elementos naturais, provar o chocolate de chocolateira e o chocolate quente no fogo de lenha e conhecer a magia das iluminações de Natal.

No sábado, o programa de atividades tem início logo pela manhã com a abertura do Mercadinho da Aldeia. Nas oficinas de Natal, os participantes podem aprender a fazer filhós lêvedas e o tradicional jantar de feijão no forno de lenha, assistir à atuação do Rancho Típico Sambrasense, provar o chocolate de chocolateira e o chocolate quente no fogo de lenha, degustar o jantar de feijão preparado nas oficinas de Natal e conhecer a magia das iluminações de Natal.

No domingo, destacamos as oficinas de construção de efeitos naturais de Natal e de confeção de sonhos de Natal e a atuação do Coro Infantil de São Brás de Alportel.

A participação nas oficinas de Natal tem o custo de 3,00 euros.

Parises integra a Rota dos Presépios de São Brás de Alportel com um presépio tradicional algarvio patente na Capela de Parises e um presépio de pedra feito por crianças da escola EB1 n.º 2 de São Brás de Alportel que foi instalado na paragem de autocarro que podem ser visitados até 6 de janeiro.

Até ao Dia de Reis, 6 de janeiro, pode visitar a aldeia de Parises, em modo Aldeia de Natal Verde, mas é bem vindo todos os meses do ano. No coração da Serra pode respirar o melhor ar puro, apreciar a paisagem, percorrer trilhos de percursos pedestres ou de todo o terreno, conhecer o património local. A não faltar uma visita à Casa da Serra que desde o passado dia 6 de janeiro, acolhe os visitantes com um espaço interpretativo da Serra do Caldeirão. Uma casa pequenina onde cabe a Serra dentro, com a sua história, as suas gentes e tradições.

CM SBA