Loulé | Balanço “Bastante Positivo” da Época de Incêndios Rurais neste Território

0
171
Loulé-Balanço-Incêndios-1

A Comissão Municipal da Defesa da Floresta Contra Incêndios do Município de Loulé fez um balanço “bastante positivo” da época de incêndios rurais no concelho durante este ano, tendo em conta a área ardida de 12 hectares, uma das menores áreas ardidas neste território desde 2004.

Na reunião de balanço estiveram presentes as entidades que constituem a Comissão e as entidades que integram as reuniões operacionais de defesa da floresta contra incêndios, realizadas quinzenalmente entre 1 julho e 30 de setembro. Este é o período que corresponde ao nível Delta, nível de maior empenhamento operacional no âmbito do dispositivo operacional especial de combate a incêndios rurais.

As conclusões foram explanadas na reunião presidida pelo edil Vitor Aleixo, após as apresentações por parte do Serviço Municipal de Proteção Civil, Associação de Produtores da Serra do Caldeirão, Guarda Nacional Republicana e Corpo de Bombeiros, sobre o trabalho desenvolvido e os resultados obtidos ao nível do Município, desde o planeamento, sensibilização e informação pública, prevenção, vigilância e combate aos incêndios rurais.

Segundo os intervenientes na reunião, a área ardida reduzida deve-se a um conjunto de fatores, tais como ao reforço de meios e equipamentos disponíveis, aumento de vigilância e da prevenção. Apesar das condições meteorológicas adversas existentes neste período, “houve um grande empenhamento de todas as entidades envolvidas”.

CM Loulé