1. Participação na feira Vakantibeurs (mercado: Países Baixos) – Data: 10 a 14 de janeiro
O Turismo do Algarve vai marcar presença na Vakantiebeurs, feira de turismo anualmente realizada em Utrecht, que reúne entusiastas, profissionais do setor e expositores de todo o mundo.
Sendo uma plataforma relevante para a apresentação de destinos, tendências e experiências de viagens diversificadas, o Algarve terá aqui a oportunidade de apresentar a multiplicidade da sua oferta turística, afirmando-se como um destino capaz de dar resposta às motivações de todo o tipo de turistas.
A Vakantiebeurs faz parte da Dutch Travel Week, durante a qual Utrecht se torna “o centro do mundo” por uma semana, dando lugar à organização de diferentes atividades, festividades e tours.
2. Participação na feira CMT (mercado: Alemanha) – Data: 13 a 21 de janeiro
O Turismo do Algarve vai participar numa das maiores feiras de turismo e lazer do mundo direcionadas ao consumidor final.
Realizada em Estugarda, a CMT vai ter um primeiro fim de semana exclusivamente dedicado aos produtos cycling e walking – a “Fahrrad & Wanderreisen” -, um segmento onde o Algarve dá cartas. Esta será uma boa oportunidade para a região promover a sua oferta e fortalecer o posicionamento como um destino apelativo para os amantes do ar livre, através de uma combinação de sucesso que conjuga sol e temperaturas amenas, a beleza das paisagens naturais e a diversidade de atividades que aqui é possível fazer em contacto direto com a natureza.
Após esta ação inicial, a feira segue, até ao final, numa perspetiva de promoção mais generalista e de lazer.
3. Participação na feira Matka Nordic Travel Fair (mercado: Finlândia) – Data: 18 a 21 de janeiro
O Turismo do Algarve participará em mais uma edição da MATKA Nordic Travel Fair. Esta é uma feira anual que se destaca como uma montra para o setor de viagens e turismo na região nórdica.
Realizado na Finlândia, o evento reúne entusiastas de viagens, profissionais do setor e uma variedade de expositores que representam destinos, serviços e produtos relacionados com esta indústria.
A edição deste ano vai dar uma atenção especial ao turismo sustentável, procurando minimizar os impactos negativos das viagens globais, ao mesmo tempo que celebra a alegria de viajar e de explorar o mundo. Sendo a sustentabilidade um dos grandes pilares orientadores do turismo do Algarve, a região terá aqui a possibilidade de destacar várias formas de visitar e conhecer o destino de uma forma sustentável, através de um turismo autêntico, consciente e responsável.
A presença do Turismo do Algarve neste evento irá também permitir a realização de reuniões, já agendadas, com a companhia aérea Finnair e um conjunto de operadores turísticos finlandeses, com vista à preparação de uma futura campanha de marketing conjunta, a ser lançada no âmbito dos novos voos diretos entre Faro e Helsínquia, que irão ter início em outubro deste ano.
4. Participação na feira de turismo FITUR (multimercados) – Data: 24 a 28 de janeiro
A presença do Algarve na FITUR – a feira de turismo que, todos os anos, tem lugar em Madrid – faz já parte da agenda regular do Turismo do Algarve. Pela proximidade e pelo papel fundamental que desempenha ao nível da conetividade e da colaboração entre profissionais de turismo, a participação neste evento é estratégica para a nossa região.
A dimensão internacional da FITUR é significativa e permite a realização de reuniões com agentes de diversos mercados. Para além da promoção da oferta do destino, teremos como objetivos explorar as últimas tendências do setor e estabelecer parcerias relevantes para a região.
Também neste evento, o turismo sustentável é alvo de uma atenção dedicada, havendo um compromisso da organização para equilibrar o crescimento turístico com a preservação ambiental.
5. Participação no workshop The Meetings Space North America (mercado: América do Norte) – Data: 25 a 28 de janeiro
O Turismo do Algarve vai participar no The Meetings Space, um workshop dedicado a profissionais do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), que irá juntar buyers norte-americanos com fornecedores internacionais da especialidade. Durante o evento, que se realizará em Abu Dhabi, terão lugar reuniões com cerca de 20 potenciais clientes e várias atividades de networking. A participação no The Meetings Space, operacionaliza a estratégia do Turismo do Algarve para reforçar o posicionamento internacional da região como um destino capacitado e diferenciado para acolher eventos profissionais, junto de potenciais clientes do segmento alvo, identificados como relevantes.
Tendo em conta o recente reforço da relação com o mercado norte-americano, através do anúncio do primeiro voo direto que ligará a nossa região aos EUA (operado pela United Airlines já a partir do próximo mês de maio), esta será uma boa oportunidade para posicionar o Algarve como um destino multifacetado, com uma oferta apelativa, capaz de dar resposta a outros segmentos para além das viagens de lazer.
A promoção desta diversidade de motivações de visita será igualmente um importante contributo para assegurar a viabilização e até o prolongamento de futuras rotas.
6. Participação nos Irish Travel Industry Awards (mercado: Irlanda) – Data: 25 de janeiro
O Algarve está nomeado para “Melhor Destino de Verão” na edição deste ano dos Irish Travel Industry Awards, iniciativa promovida pela Associação Irlandesa de Agentes de Viagens.
Neste âmbito, o Turismo do Algarve vai marcar presença nesta gala de prémios, juntamente com alguns associados da ATA que irão também participar na feira de turismo Holiday World Show Dublin, proporcionando-lhes um importante momento de networking com operadores e jornalistas irlandeses.
7. Participação na feira de turismo Holiday World Show Dublin (mercado: Irlanda) – Data: 26 a 28 de janeiro
O Turismo do Algarve vai estar presente no Holiday World Show, um evento de destaque no mundo das viagens e turismo, que decorre na Irlanda.
Reunindo uma ampla gama de expositores, esta feira proporciona aos visitantes uma oportunidade única de explorar e planear as suas próximas aventuras.
Sendo a Irlanda um dos principais mercados do Algarve, esta será uma participação estratégica que irá permitir dar destaque à diversidade de motivações de viagem que o nosso destino acolhe, inspirando e disponibilizando informações junto de todos os participantes. Na edição anterior, a Holiday World Show foi visitada por mais de 30 mil pessoas.
“Começamos o ano com energia renovada e a fazer o que mais gostamos: dar a conhecer a oferta do Algarve ao mundo, apresentando novidades e acompanhando tendências.
Ao longo de janeiro, a equipa da ATA vai estar espalhada um pouco por todo o lado, marcando presença em várias feiras e outros eventos do setor, estrategicamente selecionados.
Com estas participações queremos dar continuidade, em 2024, à nossa vontade de alcançar, para a região, vários objetivos, em função dos quais temos vindo a trabalhar nos últimos anos. Falo da diversificação dos nossos mercados emissores de turistas; do fortalecimento e consolidação do Algarve como um destino apelativo ao longo de todo o ano e capaz de satisfazer diferentes motivações de viagem; e da criação de oportunidades para o estabelecimento de parcerias relevantes e estratégicas para o desenvolvimento do turismo da região.
A promoção do Algarve em feiras de turismo e o contacto direto com potenciais clientes e parceiros continuam a ser uma excelente forma de semear o interesse pelo nosso destino, interesse esse que esperamos que continue a dar frutos num futuro próximo.“
André Gomes, Presidente do Turismo do Algarve
ATA