ATA | Promoção Externa do Turismo do Algarve – Agenda de Fevereiro de 2024

0
247
ATA-Visit-Algarve

1. Webinar Karpaten(mercado: Roménia)1 de fevereiro
O Turismo do Algarve participou ontem no webinar do operador romeno Karpaten através de uma apresentação de 30 minutos do destino, dirigida a cerca de 100 agentes convidados. A Karpaten tem atualmente uma operação de junho a outubro, com 1 voo semanal, oferecendo 110 lugares (avião/voo).

2. Apoio ao evento “O Debate da Gala: O Valor da Gastronomia na Experiência Turística” 6 de fevereiro
A antecipar o grande encontro gastronómico que a região vai acolher no dia 27 de fevereiro – a cerimónia de apresentação da 1ª edição do Guia MICHELIN Portugal -, o Algarve vai ser palco de um debate sobre “O Valor da Gastronomia na Experiência Turística”, que terá lugar no Museu de Portimão.
Entre o painel de oradores estarão nomes como o chef José Avillez e a chef Marlene Vieira – que, diariamente, através do seu trabalho e criatividade, dão a provar a riqueza da cozinha portuguesa -, Lídia Monteiro, em representação do Turismo de Portugal, e profissionais especializados ligados à divulgação da área da gastronomia, como o Rafel Tonon, João Wengorowius e Nuno Nobre.
Este evento conta com o apoio do Turismo do Algarve, que vê aqui uma oportunidade para recolher contributos de grande valor sobre a forma como a gastronomia local pode ser trabalhada enquanto elemento diferenciador do destino e fator de atração de novos turistas, promovendo a identidade cultural da região e também a sua sustentabilidade e autenticidade.

3. Participação no Connect Aviation Forum, em Turim(multimercados) – 7 a 9 de fevereiro
O Turismo do Algarve vai marcar presença, em conjunto com o Aeroporto de Faro, neste evento exclusivamente dedicado ao setor da aviação e ao desenvolvimento de uma rede global através da conexão de destinos.
Reunindo gestores de topo de companhias aéreas, aeroportos e vários outros profissionais ligados à indústria do turismo e das viagens, este fórum é um local de eleição para a região desenvolver o seu networking, promover o destino e identificar oportunidades de negócio relacionadas com o desenvolvimento de novas rotas para a região.

4. Participação na F.re.e (mercado: Alemanha) – 14 a 18 de fevereiro
O Turismo do Algarve vai participar nesta que é a maior feira de viagens e lazer da Baviera e uma das mais visitadas da Alemanha. 
Sendo este um evento vocacionado para a apresentação de atividades de lazer diversificadas, férias “tailor-made” e programas para famílias, a promoção do Algarve vai dar especial relevância à oferta do destino no que diz respeito a atividades relacionadas com Turismo de Natureza, Desporto e Saúde e Bem-Estar.
Na edição do ano passado, passaram pela F.re.e mais de 160 mil visitantes e mais de 900 jornalistas.

5. Press Trip no âmbito da Volta ao Algarve (multimercados) – 14 a 18 de fevereiro
O Turismo do Algarve vai apoiar a visita de seis jornalistas internacionais, que estarão na região para fazer a cobertura da Volta ao Algarve. 
Sendo este um evento desportivo que conta já com um elevado reconhecimento e projeção mediática em vários mercados externos, levando imagens das paisagens da região a todo o mundo, espera-se que o apoio a esta ação seja mais um contributo para promover e despertar o interesse pelo Algarve, não apenas junto dos praticantes e entusiastas de ciclismo, mas de todo o tipo de visitantes. 

6. Press Trip: “Volta ao Algarve Weekend Experience” (mercado: Alemanha) – 16 a 20 de fevereiro
O Turismo do Algarve vai organizar a visita à região do jornalista alemão Wolfgang Preß, que colabora com um dos maiores portais online dedicados ao ciclismo – www.radsport-news.com.
Com esta visita, o jornalista pretende escrever sobre as mais-valias que o destino oferece aos amantes desta modalidade e também sobre a Volta ao Algarve, evento de referência para este segmento.

7. Participação na Wine & Travel Week, no Porto (multimercados) – 19 a 20 de fevereiro
O Turismo do Algarve vai estar presente na Wine & Travel Week, um evento a decorrer no Porto, que se afirma como inovador no que toca à promoção do enoturismo, reunindo profissionais do setor e decisores de todo o mundo.
Esta participação tem como objetivo promover, junto de um público qualificado, a descoberta dos vinhos da região, aliada à multiplicidade de experiências turísticas disponíveis que refletem a riqueza e a diversidade do terroir algarvio. Em destaque estará o projeto Algarve Wine Tourism, rota que agrega ao vinho e ao enoturismo um conjunto de experiências gastronómicas, de lazer e de património. Estão já agendadas cerca de 35 reuniões com buyers relacionados com o produto enoturismo nos dois dias em que ocorre o evento. 

8. Participação na IMM London (mercado: Reino Unido) – 19 a 20 de fevereiro
O Turismo do Algarve vai participar neste evento global de networking especificamente direcionado a criar conexões entre a indústria do turismo e das viagens e os media. Fortalecendo a sua estratégia de relações públicas, esta será uma oportunidade relevante para dar a conhecer e despertar o interesse pelo Algarve junto de editores, jornalistas e influenciadores. Está já pré-agendado um conjunto de reuniões com vários destes profissionais, a quem o Turismo do Algarve dará a conhecer a diversidade de histórias que o destino lhes proporciona e que poderão contar aos seus públicos.

9. Educational Trip: Post Tour Algarve – Wine Travel Week (multimercados) – 21 a 23 de fevereiro
Na sequência da participação na Wine & Travel Week, o Turismo do Algarve vai organizar a visita ao Algarve de um grupo de 9 participantes, acompanhando jornalistas e operadores especializados na descoberta dos vinhos da região. O programa propõe conhecer vinhas e produtores e uma passagem por Silves e Monchique, proporcionando a oportunidade de conhecer alguma da oferta de gastronomia e vinhos da região.

10. Bloggers Trip: Eatly, Dutchcowboys e Travelvalley (mercado: Países Baixos) – 22 a 26 de fevereiro

O Turismo do Algarve vai apoiar a visita ao Algarve dos bloggers neerlandeses, editores de três importantes blogs dos Países Baixos – Eatly, Dutchcowboys e Travelvalley. Com base na sua estadia no destino, os participantes irão escrever 3 artigos sobre a experiência de viver e trabalhar no Algarve durante o inverno, testando o formato de trabalho remoto em unidades parceiras com condições favoráveis para este segmento específico.

11. Press Trip: blog Reishonger (mercado: Países Baixos) – 22 a 26 de fevereiro

O Turismo do Algarve vai apoiar a visita ao Algarve da blogger Mirte Voorend, autora de um dos blogs de viagens mais completos dos Países Baixos: Reishonger (“Fome de Viagem”, em português). 
Durante a sua estadia, esta profissional irá recolher vários conteúdos sobre o destino, que irão depois resultar na produção de um artigo para o blog em questão e de várias publicações para as redes sociais.

12. Participação na Danish Travel Show – Ferie for Alle (mercado: Dinamarca) – 23 a 25 de fevereiro
Considerada como uma das principais fontes de inspiração para os dinamarqueses que procuram novas experiências de férias e novos destinos de viagem, a Danish Travel Show é a maior feira de turismo da Escandinávia.
A participação do Turismo do Algarve neste evento tem como objetivo fortalecer a notoriedade do destino junto dos mercados nórdicos e reforçar a rede de contactos com profissionais do setor destes países. 
Na última edição, passaram por esta feira perto de 60 mil visitantes.

13. Participação na Fiets & Wandelbeurs, em Utrecht (mercado: Países Baixos) – 23 a 25 de fevereiro
Numa participação conjunta com os seus associados, o Turismo do Algarve vai participar nesta feira vocacionada para o Turismo Ativo. Ao longo do evento, a promoção do destino irá incidir, com especial destaque, na sua oferta ao nível do Turismo de Natureza, tendo em conta que esta é considerada uma das feiras mais influentes da Europa no que diz respeito a atividades e produtos relacionados com walking e cycling.

14. Apresentação do destino na Embaixada de Portugal nos Países Baixos (mercado: Países Baixos) – 26 de fevereiro

Integrada numa ação organizada pelo Turismo de Portugal, o Turismo do Algarve terá a oportunidade de fazer uma apresentação do destino junto de um público estrategicamente selecionado, com foco nas férias em família nos períodos de férias escolares fora do verão (shoulder season) e nas atividades outdoor que se podem praticar no Algarve durante a época baixa.

15. Apoio à organização da Gala MICHELIN Portugal 2024 (multimercados) – 27 de fevereiro

O Turismo do Algarve, juntamente com o Turismo de Portugal, está a apoiar a realização da Gala MICHELIN Portugal, uma cerimónia que vai ter lugar em Albufeira e que, pela primeira vez, vai apresentar a seleção de restaurantes portugueses distinguidos com as famosas estrelas Michelin de forma autónoma, em vez de integrada numa seleção ibérica, como até aqui acontecia.
Este será um evento exclusivo que contará com a presença de um elenco de luxo composto por chefs do Algarve estrelados, que assumirão a responsabilidade de proporcionar aos mais de 500 convidados esperados um jantar memorável, colocando em evidência alguns dos melhores produtos da cozinha algarvia. 
Tendo em conta a importância crescente que a gastronomia local (juntamente com os vinhos da região) tem vindo a assumir na estratégia de promoção turística deste destino, espera-se que um evento com esta relevância contribua para reforçar o posicionamento do Algarve como destino gastronómico.

16. Participação na BTL 2024 (multimercados)28 de fevereiro a 3 de março
No decorrer da Bolsa de Turismo de Lisboa, a ATA tem já agendadas várias reuniões com os hosted buyers convidados pela BTL, entre operadores turísticos e agentes de viagens de diversos mercados, com o objetivo de estabelecer e reforçar parcerias e de definir possíveis planos de ação conjuntos em torno de oportunidades de promoção do destino.

17. Fam Trip: Post -Tour Hosted Buyers BTL (multimercados)01 a 03 de março
Na sequência da participação dos hosted buyers na BTL, o Turismo do Algarve vai organizar a visita à região de um grupo de 15 participantes, dando a conhecer a diversificada oferta do destino a estes representantes dos mercados da Dinamarca, Noruega, USA, Bélgica, Brasil, Itália, Alemanha e Reino Unido. 

Fevereiro vai ser um mês importante para a gastronomia do Algarve e para o papel que o Turismo do Algarve quer que ela assuma na construção da identidade do destino e na sua estratégia de promoção.
A propósito da receção da 1º edição da Gala MICHELIN Portugal no Algarve, toda a região terá a oportunidade de debater e de verificar o valor da gastronomia local na experiência dos nossos turistas e de perceber o que podemos fazer para a valorizar ainda mais. 
Ao falarmos de sabores, falamos também de aromas. Os vinhos do Algarve e todas as experiências associadas ao enoturismo vão estar de igual forma em destaque nas ações previstas para este mês, nomeadamente através da nossa participação, na Wine & Travel Week. 
A Volta ao Algarve é outro evento-âncora que nos oferece a possibilidade de trabalhar ações de promoção específicas junto não só dos apreciadores de ciclismo, mas também de todos os entusiastas de turismo ao ar livre, em contacto com a natureza. Procuramos, desta forma, capitalizar toda a projeção mediática que esta prova traz à região.
Tirando partido da enorme diversidade de motivações para visitar o Algarve, continuamos a valorizar a importância que jornalistas e influenciadores têm como divulgadores e prescritores do melhor que a região tem para oferecer a quem a visita. Felizmente, argumentos não nos faltam, pelo que mantemos a estratégia de mostrar a diversidade de histórias que o destino lhes permite contar e partilhar com os seus públicos.”

André Gomes, Presidente do Turismo do Algarve

ATA