Fábrica de Startups está a lançar o “Tourism Advance”

0
66
Tourism-Advance

Fábrica de Startups e Turismo de Portugal convidam startups a candidatarem-se ao Tourism Advance, programa nacional de inovação
aberta A Fábrica de Startups, com o apoio do Turismo de Portugal, lança novo programa de inovação aberta, Tourism Advance, que desafia empresas do turismo e startups a unirem forças para impulsionar a inovação e a competitividade no sector.

Os startups devem ter, pelo menos, um produto, serviço ou solução que contribua para a resolução de um dos macro desafios apresentados pelas empresas parceiras.

O programa Tourism Advance oferece uma plataforma única para empresas do sector do turismo e startups colaborarem, partilharem ideias e desenvolverem soluções inovadoras que impulsionem a competitividade e a sustentabilidade do sector.

O objetivo é que as startups respondam aos desafios lançados pelas empresas e trabalhem no desenvolvimento de projetos-piloto. Ao reunir o conhecimento e a experiência das empresas estabelecidas com a agilidade, a criatividade e inovação das startups, o Tourism Advance promete ser um catalisador da modernização, desenvolvimento e crescimento do setor do turismo em Portugal.

As candidaturas estão abertas até ao dia 23 de fevereiro de 2024 e podem ser feitas através do website oficial do programa em: tourismadvance.pt.

O Tourism Advance arranca já com algumas empresas associadas como a Carris Tur, Dig-in (antiga Zomato), Galo Resort Hotels, Grande Hotel do Luso e Parques de Sintra, entre outros. De entre os desafios propostos pelas empresas podemos encontrar a automatização de processos, melhoria da relação com o cliente, sustentabilidade, contratação, gestão e retenção de recursos humanos, e melhoria da experiência do cliente.

“Esta é uma oportunidade valiosa para que as startups expandam o seu portfólio de clientes e testem novos produtos e serviços em estreita ligação com o mercado real, que tem desafios muito concretos e precisa de soluções inovadoras e novos talentos para os colmatar.” avança António Lucena de Faria, CEO da Fábrica de Startups.

Para Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, “a inovação no turismo deve ser uma atitude, não só dos empreendedores que se desafiam a encontrar soluções disruptivas, mas também de um setor mais próximo, disponível e aberto para conhecer e testar essas soluções. Ao apoiar o Tourism Advance – um dos programas de inovação aberta no âmbito do Programa FIT 2.0 – Fostering Innovation in Tourism – o Turismo de Portugal estimula e consolida a ligação com o ecossistema de inovação, criando as condições para que o futuro do setor assente em empresas cada vez mais sustentáveis, competitivas e inovadoras.”

Para além do Tourism Advance, o Turismo de Portugal tem vindo a apoiar a Fábrica de Startups no desenvolvimento de outros programas de aceleração e open innovation (da Fábrica de Startups), como o Discoveries, o Tourism Explorers, o Tourism Co-Lab e o Tourism AdVenture, onde já passaram +580 startups e +2200 empreendedores.

www.fabricadestartups.com

JP