Cerca de uma centena de alunos da Escola Básica 2-3 Dr. João Lúcio, da Fuseta, acompanhados por 10 professores, participaram na quarta feira, numa atividade de monitorização e limpeza intitulada “Ajuda a manter a Ria formosa”. O Município de Olhão foi um dos parceiros desta iniciativa.
Limparam-se zonas ribeirinhas e de praia, no âmbito do projeto Escola Azul e no Network of European Blue Schools – EU4Ocean Coalition, que contou com a participação da atleta Joana Schenker numa das atividades.
Para além das ações desenvolvidas em terra, a Ria também foi alvo de preocupação, tendo os alunos, nas áreas de mais difícil acesso contado com a orientação do Clube de Formação Desportiva de Canoagem e Surf.
Durante a monitorização da faixa costeira, procedeu-se também à recolha de dados para submeter na plataforma Coastwatch.
A segunda fase deste projeto, consiste na realização – a partir do lixo marinho recolhido – de um trabalho colaborativo com vários parceiros, intitulado Lixarte, cujo resultado será uma instalação artística concelhia.
O Município esteve presente na atividade com duas técnicas e forneceu as t-shirts para o evento, enquanto a empresa municipal AmbiOlhão colaborou com a entrega de sacos e luvas para os participantes utilizarem na recolha dos resíduos.
Esta é uma atividade de educação ambiental (AEA) da Bandeira Azul para o Município de Olhão.
CM Olhão