Albufeira | Mostra de Cinema Universitário – 10ª edição do “Sophia Estudante”

0
54
Albufeira-Sophia-Estudante

A 10ª edição do “Sophia Estudante”, promovido pela Academia Portuguesa de Cinema regressa à cidade de Albufeira de 22 a 25 de fevereiro. Este ano, o evento é dedicado ao tema “Séries”. O Auditório Municipal de Albufeira e a Galeria Municipal João Bailote vão ser novamente os locais de encontro para estudantes de cinema e audiovisuais provenientes de todo o país, proporcionando uma oportunidade de divulgação dos novos talentos emergentes nesta área. A programação da 10.ª edição do “Sophia Estudante” vai ser bastante diversificada, contando com masterclasses, workshops, exposição de cartazes, sessões de cinema, competição de curtas-metragens, entre outras atividades.

De 22 a 25 de fevereiro, Albufeira acolhe, pelo terceiro ano consecutivo, a já tão conhecida Mostra de Cinema Universitário “Sophia Estudante 2024”. O evento, que já vai na sua 10.ª edição, é uma iniciativa da Academia Portuguesa de Cinema – Associação Portuguesa de Artes e Ciências Cinematográficas, em colaboração com o Município de Albufeira, que visa primordialmente incutir o gosto pelo cinema e promover a sétima arte nas camadas mais jovens da sociedade. Através da presença de diversos especialistas nacionais e internacionais, da realização de workshops, masterclasses, exposição de cartazes, sessões de cinema, competição de curtas-metragens, entre outras atividades que irão ser reveladas em breve, reforça-se que, a premissa do evento prende-se com o objetivo de motivar os jovens cineastas e estimular os institutos de ensino.

O Auditório Municipal de Albufeira e a Galeria Municipal João Bailote vão ser, à semelhança do ano anterior, os locais de encontro para estudantes de cinema e audiovisuais provenientes de todo o país proporcionando uma oportunidade única de divulgação dos novos talentos emergentes nesta área.

Note-se que, durante os quatro dias, vai haver sessões de visionamento dos filmes nomeados nas várias categorias do Sophia Estudante, sendo que a atribuição dos prémios vai lugar no dia 25 de fevereiro, pelas 14h30. A primeira sessão acontece no dia 23 de fevereiro, sexta-feira, às 11h00; e às 18h30 decorre a segunda sessão. Dia 24, sábado, a terceira sessão dá-se às 11h00 e a última e quarta sessão, às 18h30.

“A Mostra de Cinema Universitário Sophia Estudante é uma excelente oportunidade para os nossos jovens assistirem em primeira mão ao melhor da 7.ª Arte”, refere o presidente da Câmara Municipal de Albufeira. José Carlos Rolo revela que “é uma honra, enquanto autarquia, acolhermos este tipo de eventos que permitem a promoção da cidade de Albufeira durante todo o ano a nível nacional e internacional, e ainda, o desenvolvimento cultural do concelho”. O edil acrescenta ainda que, “espera que esta edição volte a ser um sucesso, à semelhança dos últimos anos”.

CM Albufeira