Museu de SBA | Livro “São Brás de Alportel Memórias” Homenagem aos Fundadores do Concelho

0
135
Livro-SBA-Memórias

No dia 2 de fevereiro, 2024, pelas 17h15, foi apresentado, no Museu do Traje, São Brás de Alportel, o livro mais importante sobre a fundação do Concelho de São Brás de Alportel. O P. Dr. Afonso Cunha, durante duas dezenas de anos, procurou coligir toda a documentação existente em São Brás de Alportel e na biblioteca do Parlamento, em Lisboa. Um trabalho onde teve de passar folha por folha de algumas centenas de caixas com o Diário da Câmara dos Deputados. Um trabalho insano e oneroso. Além disso apresenta a história documental da organização do concelho, as suas vicissitudes e o Testamento Político de João Rosa Beatriz.

O Dr. Renato Santos apresentou admiravelmente o livro, elogiou João Rosa Beatriz e fez algumas referências particulares sobre a obra que foi apresentada com imensas fotos a cores que muito engrandeceram o livro que ficará para sempre como o livro da nossa história.

O livro é uma homenagem a todos aqueles que outrora se reuniram para alcançar a independência de Faro, nomeadamente a Virgílio de Passos que organizou o processo, João Rosa Beatriz que apresentou o pedido a Machado Santos. O autor dedicou a estes três ilustres são-brasenses este livro.

Esperava-se que neste dia estivessem presentes a fina flor dos políticos e o Provedor da Misericórdia, dado que foi uma edição da Casa da Cultura António Bentes. Porém, as cadeiras ficaram vazias. Ninguém falou nem agradeceu este acontecimento único e de glória aos fundadores do Concelho.

Virgílio Passos, João Rosa Beatriz, Machado Santos afinal não foram aplaudidos. A próxima geração o fará.

Museu SBA

Apresentação-Livro-Memórias-SBA