Castro Marim | Município Instala Corações para Depositar Tampinhas Solidárias

0
342
CMarim-Coração-Recolha-Tampinhas-1

O Município de Castro Marim instalou, durante o mês de fevereiro, cinco estruturas em forma de coração para depósito de tampinhas de plástico solidárias, em localizações estratégicas do território.

Num gesto de solidariedade, são muitos aqueles que separam as tampinhas de plástico, para que as mesmas sejam reencaminhadas para campanhas e causas de solidariedade e transformadas em doações, muitas vezes colocadas em depósitos improvisados, colocados em equipamentos públicos, empresas, jardins ou escolas.

Uma vez que esses depósitos improvisados acabam por ficar danificados e esquecidos, apesar de cumprirem a sua missão principal, o Município investiu em espaços próprios para este efeito, com critério e em harmonia com os locais onde foram instalados.

A nobreza de todas estas ações não tem rostos, mas tem causas. Neste contexto, o Município de Castro Marim analisou os vários locais de deposição e as causas associadas e instalou as estruturas para depósito de tampinhas na Praça 1.º de Maio e junto ao Agrupamento de Escolas de Castro Marim, e em Altura na praia, no Mercado Municipal e na zona de lazer da Avenida 24 de Junho.

Estas tampinhas poderão posteriormente ser recolhidas por todos os interessados, que devem inscrever-se através do telefone 281 510 740 ou preenchendo a ficha de inscrição que se encontra disponível no website www.cm-castromarim.pt.

O Município apela para que a colocação das tampinhas seja realizada nestas novas estruturas, e não de forma aleatória no espaço público, contribuindo também para a preservação do meio ambiente, uma vez que são posteriormente recicladas. Já a colocação de depósitos de forma aleatória no espaço público não deve acontecer, devendo todos os interessados contactar o Município.

As tampinhas devem ser obrigatoriamente de plástico, preferencialmente de líquidos alimentares como sumos ou águas. Não são aceites tampas de cortiça, de jerricans, de produtos perigosos e de embalagens de tintas, vernizes ou gordura.

A iniciativa “Coração Tampinhas”, que agora reverte para a causa inscrita do Gonçalinho, está integrada na nova campanha do Município de Castro Marim intitulada “A❤Mar – Aqui o Amor Acontece”, que pretende valorizar o indivíduo e as riquezas socioculturais e económicas da comunidade, com o objetivo de despertar, sensibilizar e cultivar relações de afetos, combinando ao mesmo tempo com a defesa do ambiente e da sustentabilidade.

A força da solidariedade individual é gigante, e juntos poderemos fazer mais e melhor.

CM Castro Marim

CMarim-Coração-Recolha-Tampinhas