Petanca | Abertura da Época Oficial

0
90
Petanca-Nacional-Mistos

O próximo domingo irá marcar o início da temporada de petanca a nível nacional com a realização dos Torneios de Abertura em 3 zonas continentais (Norte, Caldas das Taipas, Guimarães, Centro, Muge, Salvaterra de Magos, Sul, Monchique) e na Ilha da Madeira, Santana. 

Do calendário de 2024 da Federação Portuguesa de Petanca fazem parte 17 provas: eliminatórias regionais e finais das 4 variantes (mão a mão, duplete, triplete e tiro de precisão), Taças de Portugal, Algarve, Ilha da Madeira, Zona Centro, Zona Norte e Abel Ferreira (inter-associações) e ainda a Copa Ibérica, que este ano será em Portugal. 

Cada uma das 5 associações de Petanca (Zona Norte, Zona Centro, Algarve, Barlavento Algarvio e Sudoeste Alentejano e Madeira) têm programas próprios, os quais integram, para além das competições atrás referidas, torneios de abertura, encerramento, taças associativas, provas regionais promovidas por todos os clubes filiados e ainda torneios abertos e internacionais para divulgação e dinamização da modalidade.

No total, serão cerca de 100 as provas oficiais a nível nacional, que irão ser disputadas esta época, para a qual estão filiados 48 clubes e inscritos 1038 atletas, dos quais 879 seniores masculinos, 110 seniores femininos e 49 jovens (infantis, cadetes e juniores) de ambos os sexos.

A Associação de Petanca da Zona Centro é a mais representativa, com 16 clubes: Associação Académica de Santarém, Associação de Amigos da Petanca de Muge, Associação Cultural e Recreativa da Urqueira, Associação Desportiva de Buarcos 2017, Associação Desportiva Cultural Solidariedade Social do Lavradio, Associação Petanca S. Mamede Batalha, Associação Recreativa e Cultural do Vale Alto, Associação Social, Recreativa, Cultural e Desportiva de Sobreiro Curvo, Associação 20 km de Almeirim, Clube de Campismo de Lisboa, Clube Petanca São Pedro do Estoril, Grupo Desportivo do Granho, Grupo Desportivo Popular Chão Duro, Real Clube Petanca de Alpiarça, União Amigos de Olho Marinho e União Desportiva e Cultural do Alqueidão. Sendo 331 jogadores, 278 homens, 46 senhoras e 7 jovens. 

Segue-se a Associação de Petanca do Algarve com 8 clubes: Associação Cultural de Boliqueime, Associação Onda Sólida Arraial, Centro Cultural Desportivo Trabalhadores da Câmara Municipal de Tavira, Clube Atlético Pontense, Clube Pétanca Escola de Loulé, Clube Pétanca de Faro, Grupo Desportivo Barreiras Brancas e Grupo Desportivo Cultural de Machados.Sendo 268 atletas, 205 seniores masculinos, 31 seniores femininos e 32 jovens.

Depois a Associação do Barlavento Algarvio e Sudoeste Alentejano com 11 clubes: Centro Cultural Desportivo Câmara Municipal de Lagos, Clube Desportivo Caça e Pesca de S. Miguel, Clube Desportivo Cultural da Nave, Clube de Instrução e Recreio Rogilense, Clube Pétanca Montes de Alvor, Clube Petanca de Portimão, Clube Recreativo Infante de Sagres, Estrela Desportiva de Bensafrim, Grupo Amigos do Chinicato, Juventude Clube Boavista e Sociedade Recreativa de Barão de S. Miguel.Sendo 239 jogadores, 210 homens, 21 senhoras e 8 jovens.

A seguir a Associação de Petanca da Zona Norte com 9 clubes: Associação Bússola Partilhada, Associação Desportiva e Cultural de Novais, Casa do Pessoal da RTP-Porto, Centro Recreativo e Cultural de Briteiros, Clube Amigos da Petanca, Clube Caçadores de Rebordosa, Clube Petanca de Estorãos, Clube Petanca de Rebordosa e Clube Petanca das Taipas.    Sendo 166 atletas, 156 seniores masculinos, 8 seniores femininos e 2 cadetes.

E por último a Associação de Petanca da Madeira com  4 clubes: Associação Cultural e Desportiva da Boaventura, Clube Desportivo e Recreativo Santanense, Clube Escola da Torre e Estrela da Calheta Futebol Clube. Sendo 34 jogadores, 30 homens – 1 em cadeira de rodas – e 4 senhoras.

JVM