Últimos dias para Inscrições da Geração Depositrão e Geração Verdão

0
290
Geração-Depositrão
  • Parceria entre ERP Portugal e Novo Verde é o mais abrangente programa de educação ambiental a nível nacional;
  • Programas focam-se na sensibilização e educação ambiental de todos os níveis de ensino;
  • Inscrições decorrem até ao dia 29 de Fevereiro;
  • Para participar nos projetos, a inscrição deve ser feita através de https://ecoescolas.abaae.pt/2023-2024-projetos-eco-escolas/.

As inscrições para os desafios propostos pela entidade gestora de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e de resíduos de baterias (RPA), ERP Portugal – através da Geração Depositrão – e pela entidade gestora de embalagens e resíduos de embalagens (RE), Novo Verde, – através da Geração Verdão –  terminam na próxima quinta-feira, dia 29 de fevereiro. Ambos os projetos escolares de literacia ambiental resultam da parceria destas entidades com o Programa Eco-Escolas da ABAAE (Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação)

Através da realização de atividades ao longo do ano letivo, a ERP Portugal desafia alunos e professores a recolher e entregar resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos e baterias portáteis, de forma a sensibilizar para o correto encaminhamento dos mesmos. Já a Novo Verde desafia a comunidade escolar a separar e a encaminhar corretamente as embalagens.

Estes projetos são destinados a todas as escolas que integram o Programa Eco-Escolas 2023-2024 e pretendem promover a formação e educação de crianças e jovens, contribuindo para a economia circular em contexto escolar.

Para a 16ª Edição da Geração Depositrão, além da recolha de REEE e RPA, serão realizadas 3 atividades criativas: Upcycling, Constrói o teu Depositrão; Upcyling: Políticas dos 3Rs; Campanha REEE “Faz do Velho, Novo”.

Já para a 5ª Edição da Geração Verdão, serão realizadas atividades como: Criação de uma “Brigada Verdão”; Elaboração de um “Hino do Verdão”; Ilustração de EcoBags.

Todas as escolas vencedoras recebem prémios com o objetivo de melhorar o espaço escolar. Também serão premiados professores e alunos que abraçarem esta missão.

Para participar nestes projetos, a inscrição deve ser feita através de https://ecoescolas.abaae.pt/2023-2024-projetos-eco-escolas/.

Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde e da ERP Portugal, refere que “A proximidade à comunidade escolar é muito importante, através de atividades pedagógicas que desafiam a criatividade dos mais novos. As crianças e os jovens são o futuro, e é fulcral contribuir ativamente para a sua formação e dar-lhes as ferramentas necessárias para que tenham um papel ativo na construção de um planeta mais sustentável”.

Margarida Gomes, Coordenadora do Programa Eco-Escolas da ABAAE, sublinha: “Salientamos a importância da inscrição nos vários desafios, nomeadamente no que diz respeito à Geração Depositrão, parceria mais antiga deste projeto. Também a Geração Verdão tem vindo a crescer em número de escolas interessadas, o que reforça a nossa colaboração com a Novo Verde. Apelamos, assim, ao contributo dos Professores Coordenadores Eco-Escolas para que continuem o excelente trabalho de literacia ambiental”.

H&K

Geração-Verdão