Ténis VRSA | Jaime Faria Conquista Maior Título da Carreira

0
277
Ténis-Jaime-Faria

Foi em Vila Real de Santo António, perto do local onde passou grande parte da infância, que Jaime Faria conquistou o terceiro e mais importante título da carreira. Depois de vencer dois torneios da categoria M15 em 2022, o tenista de 20 anos sagrou-se campeão do 4.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António, torneio dotado com um prize-money total de 25 mil dólares.

A chuva só permitiu que a final tivesse início às 16 horas, mas Faria (390.º no ranking ATP) não precisou de muito tempo para impor-se ao holandês Jelie Sels (577.º). O tenista do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis esteve muito sólido a servir e não se deixou afectar pelas mudanças de ritmo do holandês de 28 anos. Um break no sétimo jogo do set inicial desequilibrou o encontro, que ficou encerrado ao fim de 78 minutos, com os parciais de 6-3, 6-0.

“Foi especial, é o meu maior título até ao momento e logo aqui – vivi em Castro Marim até aos 7 anos. Senti-me bem, foi um jogo tranquilo, consegui impor o meu ritmo desde o início, o que me deixou confortável e nem sempre aconteceu ao longo da semana em que tive encontros mais complicados, mas deu-me bagagem para hoje, para conquistar um título que estava há algum tempo à procura. Nos jogos de serviço estive confortável, sei que faz mossa e é a isso que tenho de me agarrar para depois tentar causar problemas nos jogos de resposta e acabei por ser feliz nesse aspecto”, resumiu o campeão.

Faria viaja agora para Faro, para tentar amealhar mais pontos de modo a aproximar-se do top 230, com o objectivo de disputar um qualifying de um torneio do Grand Slam este ano. “Este título ajuda, mas tenho de focar-me jogo a jogo, torneio a torneio e no trabalho que tenho feito no CAR, com a minha equipa técnica. Esta início de época tem sido bastante positiva, ainda faltam quatro torneios no Algarve, o ténis está lá e agora é gerir fisicamente”, afirmou Faria, um dia depois de conquistar o título de pares, ao lado de João Domingues.

Sels, que ocupou no 127.º lugar do ranking no final de 2022, mostrou-se conformado com a derrota de hoje, na sua segunda final em 2024. “Não encontrei o ritmo, mas acho que foi porque ele jogou bem. Precisava de estar mais presente desde o primeiro ponto e não estive”, admitiu Sels, que ainda deixou um agradecimento à organização e aos muitos holandeses que vieram apoiá-lo ao longo das duas semanas que passou em Vila Real de Santo António.

O 4.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António é uma prova do ITF World Tennis Tour, organizada pelo Clube de Ténis de Vila Real de Santo António, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

Clube Ténis VRSA

Ténis-Jaime-Faria-1