EHTA | Aluna da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve Vence Competição de Barista

0
579
Lara-Gomes-Prémio-Barista

Lara Gomes tem apenas 20 anos mas já sabe que a sua vida profissional se vai escrever à volta de 4 letras: Café.

A aluna da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve venceu ontem, na categoria de Barista, o Concurso Interescolas, o maior evento das Escolas do Turismo de Portugal.

Esta é uma competição destinada aos alunos da rede de escolas do Turismo de Portugal e de outras escolas profissionais do país e envolve várias categorias ligadas aos diferentes ramos da Hotelaria e Turismo.

Entre muitas dezenas de participantes, a jovem aluna do curso de Gestão de Restauração e Bebidas 2º semestre destacou-se pela paixão que demonstrou nas provas de Barista realizadas, ontem, na escola de Portimão.

A execução de 2 cafés expresso, 2 cappuccinos e de uma bebida inédita em que o café fosse o elemento principal foram as provas em que Lara Gomes demonstrou uma técnica perfeita.

A confiança da aluna foi também determinante para a conquista do primeiro lugar, segundo a chefe Maria Colaço, sua formadora: «A confiança da Lara durante as provas foi essencial. Ela estava confiante porque, na verdade, ela tem uma técnica incrível, digna de qualquer concurso. Depois, é o gosto e a entrega total. Ela já sabe que quer ser Barista e isso faz toda a diferença».

A paixão de Lara pelo mundo do café nasceu antes da entrada na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

Natural da Vidigueira, Lara, com apenas 18 anos, decidiu mudar-se para Faro e arranjou trabalho numa coffee shop. Foi o início de um amor desmedido pelo Latte Art (criar desenhos no café) e por tudo o que envolvia café. «Comecei a trabalhar como empregada de mesa numa coffee shop mas atraiu-me logo a técnica do Latte Art. A gerente da loja foi-me ensinando ao longo do tempo e eu fui evoluindo. Com a entrada na EHTA estou a solidificar os conhecimentos e a desenvolver ainda mais a minha técnica. Quero aprender tudo sobre o café. Esta é a minha paixão e é isto que quero fazer de forma profissional», refere Lara Gomes.

A profissão de barista tem ganho cada vez mais relevância no universo do Bar e Restauração. O barista é um especialista em café, que domina a arte de preparação de bebidas à base desse ingrediente. Saber extrair o melhor sabor de diferentes grãos e conseguir vaporizar leite com precisão, criando diferentes padrões, são apenas algumas das competências exigidas atualmente a um barista.  

Com a vitória no concurso Interescolas a aluna da EHTA Hotelaria e Turismo de Portugal terá a oportunidade de irirá representar o nosso país na categoria Barista nos Encontros Europeus da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo (AEHT) que se irão realizar na Letónia, no final deste ano.

EHTA