Ideias do Levante | “Chiaroscuro Recital” Festival de Música Sacra de Lagoa

0
78
Festival-Música-Sacra-Lagoa

A associação cultural Ideias do Levante, em parceria com o Município de Lagoa (Algarve), irá organizar, durante o mês de Março de 2024, a quarta edição do Festival de Música Sacra de Lagoa, com o intuito de promover o património artístico religioso do concelho de Lagoa, descentralizar os locais de concerto, dar a conhecer/promover espaços religiosos, artistas, instrumentos e obras de compositores portugueses e estrangeiros.

Segundo Roberto Estorninho (presidente da direção da Ideias do Levante), “esta quarta edição irá reunir vários projectos em torno da música sacra promovendo um intercâmbio entre instituições, artistas/músicos e público, o que permitirá oferecer uma interessante dinâmica e irá, com certeza, valorizar, e dar a conhecer, gentes, espaços e locais”.

No dia 9 de Março de 2024, na Igreja do Parchal, pelas 17h00, Francisco Brazão (barítono) e Ingrid Sotolarova (piano) apresentam o recital Chiaroscuro – Lieder de Schumann e de Schubert.

Chiaroscuro

Este é um recital em que se destaca a voz humana, neste caso o baixo. Constituído de repertório vocal propositadamente composto para canto e piano, o programa inclui uma selecção de lieder de Schubert e de Schumann compostos em meados do século XIX e que são também reveladores da vida literária da Alemanha deste período. Lied (ou lieder, no plural) é uma palavra alemã que significa ‘canção’ e que é utilizada para designar as canções criadas sobre poemas em língua alemã, compostas pelos grandes compositores germânicos a partir do período romântico. De entre estes foram escolhidos Schubert e Schumann que ocupam, sem sombra de dúvida, um lugar de destaque no ranking de compositores da canção germânica. Neste programa foi seleciionado lieder cujos poemas retratam emoções e sentimentos ocultos, anseios secretos, quase nunca revelados, e que apenas vêem a luz do dia através da obra do poeta. Quadros luminosos como um dia de sol depois da neve, ou negros como a noite na floresta, contribuem para criar atmosferas envolventes que realçam a luz e a sombra das emoções humanas, as quais o público poderá aqui apreciar magistralmente musicadas.

CHIAROSCURO
Lieder de Schumann e de Schubert
Francisco Brazão (barítono) – Ingrid Sotolarova (piano)
09 de Março – Igreja do Parchal, 17h00

HILDEGARD PROJECT
Fusão entre música gregoriana e indiana
Carla Pontes (soprano) – Simona Chalikovaite (voz e tanpura) – Vasco Ramalho (percurssão)
16 de Março – Igreja de Vale d’El Rei (Igreja do Bom Pastor), Lagoa, 17h00

Para este evento, que decorre aos Sábados, às 17h00, em igrejas consagradas ao culto, não existe controlo de entrada com recurso a bilhetes, sendo que a entrada é gratuita e é permitida até que seja preenchida a lotação dos lugares sentados existentes. Apesar de ser um evento gratuito, quaisquer donativos serão bem-vindos para ajudar a Fábrica da Igreja e a associação Ideias do Levante.

Existe a possibilidade de reservar atempadamente via telefone ou através de um sistema online de reservas que poderá ser acedido aqui: https://www.ideiasdolevante.info/reservas

Ideias do Levante