CDU Lagos | Criação do Prémio Municipal de Poesia ‘Vieira Calado’

0
168
CDU-Logotipo

No passado dia 6 de Março de 2024, reuniu a Câmara Municipal de Lagos onde foi votada por unanimidade uma proposta apresentada pelo vereador da CDU, Alexandre Nunes, Intitulada 21 de Março – Dia Mundial da Poesia – Criação do Prémio Municipal de Poesia Vieira Calado.

Na referida proposta, constava que: O Dia Mundial da Poesia celebra-se todos os anos a 21 de Março e a escolha da data ocorreu por ocasião da 30ª Conferência Geral da UNESCO que teve lugar em Paris a 16 de Novembro de 1999.

Celebra-se, assim esta forma de expressão e identidade cultural tão rica e diversificada praticada ao longo da história da Humanidade, também se comemora a livre criação de ideias através das palavras, o poder da linguagem e o desenvolvimento das capacidades criativas de cada pessoa. A poesia contribui para a diversidade criativa e desenvolve a nossa perceção e compreensão do Mundo.

Por tudo isto o nosso Município deveria ter para além dos encontros de Poetas Locais e outras iniciativas, uma iniciativa marcante que assinale este Dia e ao mesmo tempo preste Homenagem a um distinto Lacobrigense cidadão do Mundo, lutador pela Liberdade e reconhecido poeta, criando o Prémio Municipal de Poesia Vieira Calado.

José Vieira Calado nasceu e vive em Lagos, onde foi professor, tendo desenvolvido a sua atividade cultural ao longo de décadas, revelando novos autores, escrevendo prefácios de outros poetas, apresentando os seus livros em sessões públicas, promovendo ou participando em colóquios ou sessões de poesia em escolas, bibliotecas, centros culturais e outros fóruns, ou realizando exposições da sua poesia experimental ou por si ilustrada (unicamente com meios informáticos), em Lagos e noutras cidades.

Também tem realizado sessões de divulgação científica nos domínios da Astronomia para Amadores, dirigidas a todos os escalões etários, em escolas de Lagos e de vários concelhos do Algarve, rádios locais, centros culturais e afins. Fez letras para vários músicos.

Nos domínios da Poesia e da Astronomia tem escrito para vários jornais regionais, ao longo da sua vida, já editou dezenas de obras no campo da poesia, da prosa, divulgação cientifica e Ficção Extraterrestre e tendo também participado em Exposições de Poesia Experimental e/ou Ilustrada.

Tem organizado encontros de poesia em Lagos, onde são lançadas coletâneas de 5 poetas.

Em 21 de setembro de 2011 a Câmara Municipal de Lagos deliberou atribuir um Louvor Público Municipal ao escritor José Vieira Calado em atenção, homenagem e reconhecimento ao seu notável percurso literário de que se destaca a obra poética, assinalando –se, no ano de 2012, a comemoração de 50 anos de atividade literária.

Pelo exposto consideramos que é da mais elementar  justiça assinalar este ano em Lagos o dia Mundial da Poesia homenageando em simultâneo o Cidadão Viera Calado pela sua relevante obra no campo da poesia.

Pelo que o Vereador, eleito pela CDU, Alexandre Nunes propôs e a Câmara Municipal de Lagos deliberou, que entre outras iniciativas já  previstas:

-Assinalar o Dia Mundial da Poesia com divulgação pública da criação do prémio Municipal de Poesia Viera Calado.

-Elaborar para o efeito um regulamento.

-Que a atribuição do prémio Municipal passe a ser realizada em Sessão Pública de poesia em cada Dia Mundial de Poesia.

CDU Lagos