Albufeira | Ultimam-se os Preparativos para mais uma edição da “Festa do Basquetebol Juvenil”

0
583
Albufeira-Festa-Basquetebol

Estamos em contagem decrescente para a realização da 16.ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil, que se realiza em vários pavilhões desportivos do concelho de Albufeira, de 3 a 7 de abril. A cerimónia de abertura do evento está marcada para dia 3 de abril, às 18h00, na Praça dos Pescadores. A Festa começa com o Desfile das Comitivas, a partir da Avenida 25 de Abril em direção à Praça dos Pescadores, local onde vão decorrer a Cerimónia de Boas-Vindas e os juramentos do Coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto, dos atletas, dos árbitros em representação dos seus pares e de uma mãe ou pai, em nome de todos os atletas. As mascotes Blitz e Tiry também lá vão estar e prometem encantar com a sua habitual simpatia. No final, a animação fica a cargo do DJ Miguel Filhó.

Estamos a menos de uma semana do arranque do maior evento desportivo juvenil em Portugal, a Festa do Basquetebol, que de 3 a 7 de abril reúne em Albufeira mais de 1000 atletas, 72 seleções nacionais, 144 treinadores, 150 árbitros e oficiais de mesa, 15 fisioterapeutas, 15 selecionadores nacionais, 90 dirigentes, acompanhantes dos atletas, entre outros profissionais que fazem o evento acontecer. Este ano, o albufeirense Tomás Barroso, antigo internacional português é o padrinho da 16.ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil.

A competição que coloca em campo as seleções distritais nos escalões sub14 e sub16, femininos e masculinos, é uma organização da Federação Portuguesa de Basquetebol que conta com o apoio do Município de Albufeira, da Associação de Basquetebol do Algarve e a colaboração dos dois clubes da terra: Imortal BasKet Club e CBA – Clube de Basquete de Albufeira. Os jogos vão ser disputados em vários pavilhões desportivos do concelho, nomeadamente no Pavilhão Desportivo de Albufeira; Pavilhão Desportivo de Olhos de Água; Pavilhão Desportivo da Escola Secundária de Albufeira; Pavilhão Desportivo da EBSA – Escola Básica e Secundária de Albufeira; Pavilhão Desportivo da EB 2/3 Francisco Cabrita; Pavilhão Desportivo Francisco Neves e Pavilhão Desportivo da Guia.

Refira-se que a Festa do Basquetebol Juvenil foi apresentada no passado dia 3 de março, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa onde, perante a plateia de convidados, o presidente da Câmara Municipal sublinhou “há já 11 anos que temos o privilégio de acolher este grande evento desportivo em Albufeira, uma iniciativa que serve para promover a modalidade e um momento para os atletas conviverem, fortalecerem laços de amizade e construírem boas memórias”. José Carlos Rolo refere, igualmente, tratar-se de uma excelente oportunidade para o concelho dar-se a conhecer, uma vez que “todos os anos, o evento traz a Albufeira mais de 1500 pessoas, direta ou indiretamente envolvidas na organização e que, ao longo destes cinco dias, para além dos jogos têm oportunidade de ficar alojados nos nossos hotéis, frequentarem o comércio e a restauração local e conhecer os principais pontos de interesse do concelho”. O autarca destaca também a vertente solidária do evento que anualmente recolhe uma verba entre os participantes que no final é entregue a uma instituição social do concelho. A ADSA – Associação de Dadores de Sangue e Medula Óssea de Albufeira é a instituição contemplada na edição de 2024.

Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara e vereador responsável pelo pelouro do Desporto e Juventude, fez questão de realçar que “o Município dispõe de instalações desportivas, capacidade técnica e recursos humanos com conhecimentos para organizar e receber grandes eventos, daí o sucesso deste tipo de parcerias, que neste caso já leva onze anos”. Este é sempre um momento muito aguardado no nosso calendário desportivo, em que os jovens e os clubes do nosso concelho têm a possibilidade de assistir a excelentes competições com atletas de exceção, sublinha. “Nós pela nossa parte tudo fazemos para que um concelho com tradições na modalidade, continue a evoluir, daí o nosso empenhamento em trazer para Albufeira um evento que os responsáveis da FIBA – Federação Internacional de Basquetebol consideram um bom exemplo do que se faz noutros países da Europa, bem como pelo apoio que damos aos clubes e, mais recentemente, pelo investimento que fazemos na construção de campos ao ar livre, onde os jovens podem treinar informalmente”.

CM Albufeira