Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António – Dia Aberto 14 de Abril

0
42
Reserva-Sapal

A Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António comemora hoje, 27 de março, o seu 49º aniversário e para assinalar esta data, a Comissão de Cogestão desta área protegida vai promover, a 14 de abril, um dia repleto de iniciativas em contacto com a natureza. O programa do Dia Aberto prolonga-se entre as 9h00 e as 17h30 e vai decorrer na sede e Centro de Interpretação da Reserva Natural, no Sapal de Venta Moinhos, concelho de Castro Marim. As atividades são gratuitas, sendo necessário fazer a inscrição prévia para algumas delas.

Pretende-se, com este Dia Aberto, proporcionar uma experiência completa e familiar com múltiplas atividades: uma marcha-passeio; um passeio de BTT; observação de aves; tiro com arco; zumba; mini passeios de cavalo, entre outras propostas. O programa inclui uma Feira de Produtos Tradicionais, com as melhores iguarias e artesanato da região, e num dia direcionado para a sustentabilidade e para a prática de hábitos saudáveis, é ainda possível fazer rastreios gratuitos à glicemia e tensão arterial. 

O Dia Aberto será, também, dinamizado por grupos das escolas de dança ABC, ARUTLA e Conservatório Regional de Vila Real de Santo António (VRSA), bem como pelas muitas atividades do Grupo de Escoteiros n.º 60 e Agrupamento 1370 de VRSA. O dia termina em festa, com um concerto pelos SUGALAND-Band.

Todas as atividades são gratuitas, ainda que sejam obrigatórias inscrições prévias para a Observação de Aves, o passeio de BTT e a Marcha-Passeio, até ao próximo dia 11 de abril, através do link: https://forms.cm-castromarim.pt/index.php/514319?lang=pt

A organização do evento é da Comissão de Cogestão da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (RNSCMVRSA), a qual a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) integra.

Consulte o programa detalhado em:https://amal.pt/comunicacao/933-14-de-abril-dia-aberto-da-reserva-natural-do-sapal-de-castro-marim-e-vila-real-de-santo-antonio

Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (RNSCMVRSA), localizada no sudeste algarvio, junto à foz do Rio Guadiana, abrange uma área de 2.307,99 ha. Engloba sapais salgados, corpos de água salobra, salinas e esteiros que se estendem pelos Concelhos de Castro Marim e de Vila Real de Santo António, abrigando um elevado número de espécies faunísticas e florísticas. Esta zona húmida de importância internacional foi a primeira reserva natural a ser criada em Portugal, em 1975.

SS

Dia-Aberto-Reserva-Natural