‘Projeto Saúde Mental 360º Algarve’ dinamiza sessão sobre a Segurança dos Medicamentos

0
121
Segurança-Medicamentos

“Segurança dos medicamentos: tod@s podemos contribuir!” é o mote da próxima sessão informativa do Projeto Saúde Mental 360º Algarve, promovido pela Plataforma Saúde em Diálogo e financiado pela Fundação Belmiro de Azevedo, pelos Municípios de Faro, Loulé e Olhão, enquadrada na atividade “Saúde em Dia”. A sessão decorre já no próximo dia 12 de abril, pelas 15h00, no auditório do Centro Hospitalar da Universidade do Algarve, em Faro.

A segurança dos medicamentos é um pilar fundamental da saúde pública. É necessário consciencializar a população para a importância do uso seguro dos medicamentos, assim como para o papel do cidadão na sua promoção, nomeadamente através da notificação de suspeitas de reações adversas a medicamentos.

Margarida Espírito Santo, farmacêutica, professora na Universidade do Algarve e presidente do Conselho Científico da Unidade de Farmacovigilância do Algarve e Baixo Alentejo, conduzirá a sessão, que visa sensibilizar os participantes para o uso responsável da medicação, contribuindo ainda para a segurança do medicamento.

Investir na literacia em saúde e na capacitação das pessoas para navegarem no sistema de saúde e tomarem as suas decisões de forma responsável é cada vez mais importante. “Tudo isto contribui para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e a sustentabilidade do sistema de saúde”, explica Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Saúde Mental 360º Algarve.

As sessões informativas “Saúde em Dia” pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas relacionados com a área da saúde e prevenção e gestão da doença, através de uma comunicação simples e objetiva que desmistifica alguns conceitos. Para isso, contam com o apoio de profissionais de saúde e de associações de doentes associadas à Plataforma Saúde em Diálogo, que se juntam nesta missão de promover a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade idosa do Algarve.

A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral.

WLP