SCF | 100 anos do estádio S. Luís

0
834

Os 100 anos do Estádio de S. Luís, propriedade do Sporting Clube Farense, estão a ser assinalados com uma exposição itinerante, patente desde o dia 1 de abril de 2024, no Palácio Belmarço, na cidade de Faro. A mostra dá a conhecer este espaço emblemático da cidade, que nasceu da iniciativa de Manuel Silvestre Mendonça dos Santos, um empresário farense que fez fortuna nos EUA.

Oficialmente inaugurado em 1 de dezembro de 1923, por este estádio passaram grandes nomes do futebol nacional e internacional, tendo sido, também, palco de grandes momentos desportivos (como o Mundial de juniores de 1991) e de outros, nomeadamente, concertos de importantes nomes, como Roxy Music, Dire Straits e PavarottiEsta exposição é o resultado da proposta vencedora da 3ª edição do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Faro e contou com um apoio monetário de 30 mil euros por parte da autarquia.

A proposta, apresentada pelo sócio do S.C. Farense, Pedro Gonçalves e a exposição foi organizada pelo Museu Municipal de Faro, com o apoio do CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, através da curadoria do investigador Jorge Carrega.Até ao final do ano, prevê-se que passe pelo Mercado Municipal, o auditório do IPJ, o Liceu de Faro e a Biblioteca da Universidade do Algarve.