Conversas com Barriguinhas | Como superar desafios pós-parto

0
143
Conversas-Barriguinhas

O puerpério, sendo uma fase de muitas mudanças para o corpo da mulher, pode trazer desafios para a saúde mental da recém-mamã, que, enquanto recupera da gravidez e do parto, tem também de cuidar de um novo ser.

Com o objetivo de apoiar e preparar as mães para os primeiros dias com o bebé, as Conversas com Barriguinhas organizam, nos dias 17 e 24 de abril, pelas 21h00, sessões online que contam com o contributo de especialistas em Saúde Infantil e Materna, Pediatria e Psicologia Clínica na área Perinatal sobre os vários temas relacionados com os cuidados com a mãe e o bebé no pós-parto.

No dia 17, as enfermeiras especialistas em saúde infantil e pediatria Ana Gaspar e Diana Calaia, da Aventura do Cuidar, vão iniciar a sessão com uma demonstração de como tudo se processa na hora do banho do bebé, mostrando os melhores produtos para proteger a sua pele sensível, bem como o passo-passo para realizar esta rotina de higiene com segurança.

Outro tópico que será aprofundado é a influência da mãe na saúde dos dentes do bebé através da amamentação. Além da alimentação equilibrada e saudável representar uma forma de autocuidado da mãe, é também benéfica para o bebé, uma vez que aquilo que a mãe ingere é transmitido ao seu filho através do leite materno. A médica dentista e autora do Blog “Dente a Dente”, Inês Guerra Pereira, vai estar presente para explicar de que forma o leite materno pode influenciar, por exemplo, a saúde oral do bebé e o desenvolvimento dos maxilares.

Já no dia 24, o foco será a saúde mental da mãe. A psicóloga clínica Carmen da Silva, especialista na área Perinatal, vai identificar as diferenças entre baby blues e depressão pós-parto, dois fenómenos característicos do puerpério, explicando como podem os familiares apoiar as mães nestes momentos desafiantes.

A segurança do seu bebé, especificamente a segurança automóvel, é também motivo de preocupação por parte das grávidas e recém-mamãs. Por isso, a enfermeira parteira Isabel Ferreira vai estar presente para dar a conhecer formas de garantir que tanto o bebé como a grávida estão em segurança durante as viagens de automóvel.

Para terminar, ambas as sessões vão contar com a presença da conselheira em células estaminais da Crioestaminal Joana Gomes, que vai partilhar as características únicas destas células que têm o potencial de substituir células que vão morrendo no nosso corpo ao longo da vida e reparar tecidos danificados. A especialista vai também dar a conhecer como funciona o processo de adesão ao serviço de criopreservação com a Crioestaminal.

Durante o mês de abril, uma das grávidas participantes nas sessões vai receber um conjunto de prémios de produtos dos parceiros da iniciativa.

As inscrições estão disponíveis nas plataformas.

bcw