Destaques no Festival de Caminhadas do Ameixial

0
562
Caminhada-Ameixial (1)

O Festival de Caminhadas do Ameixial já está a chegar e ainda tem novidades para apresentar. Destaque para a sessão especial de check in antecipado no dia 20 de Abril, na loja Decathlon em Faro.

A cerca de 10 dias do seu início, o WFA – Walking Festival Ameixial, que terá a sua 11ª edição entre os dias 26 e 28 de Abril de 2024 na freguesia de Ameixial, ainda tem novidades para revelar.

A grande novidade desta edição é a Sessão Especial de check in antecipado que terá lugar na loja da Decathlon em Faro, no próximo dia 20 de Abril, entre as 16h00 e as 18h00. Nesta sessão, organizada com o apoio e parceria da Decathlon, os participantes podem: realizar o check in no Festival (e assim dispensar fazê-lo no Secretariado do evento); receber a pulseira de participante e materiais informativos; levantar e/ou adquirir t-shirts do evento; pagar refeições já reservadas ou mesmo inscrever-se nas atividades disponíveis.

O objetivo é otimizar o processo de registo dos participantes no Festival, aliviando o fluxo de acesso ao Secretariado nos horários mais críticos. Por outro lado, os membros da organização estarão presentes e disponíveis para conversar com os interessados e fornecer informações.

Em todas as edições tem sido preocupação da Cooperativa QRER e de toda a organização do Festival incutir-lhe uma dimensão informativa e educativa, procuramos trazer à discussão temas técnicos relacionados com Turismo de Natureza, Caminhadas, Património e Sustentabilidade.

Este ano convidámos Pedro Pedrosa, CEO e fundador da A2Z Adventures, que irá conduzir o workshop “Gestão de Percursos Pedestres: a experiência da A2Z”, e abordar a evolução da implementação, monitorização e gestão responsável de redes de percursos pedestres em Portugal, com um foco particular nos projetos desenvolvidos pela A2Z e nas inovações introduzidas pelo sistema Responsible Trails. 

Dada a relevância do tema, a participação é aberta a todos interessados, mesmo que não inscritos no Festival. Neste caso, devem enviar e-mail para [email protected] com indicação de Nome, Entidade que Representa (se aplicável) e Contacto Telefónico.

Ao nível da programação destacamos igualmente a Conversa com Ana Abrão, fotógrafa e viajante, que nos vai apresentar o seu mais recente livro Kalasha, constituído por fotografias e histórias do povo Kalash, uma minoria animista das montanhas do Paquistão, e partilhar a sua experiência de viagens.

A parceria com o Aspirante a Geoparque Algarvensis é este ano reforçada com a participação da sua equipa na caminhada inaugural, onde terão oportunidade de falar um pouco deste projeto e desvendar alguns dos conteúdos que irão partilhar nas caminhadas temáticas de sábado e domingo.

Uma nota também para várias atividades familiares, de relaxamento e animação para descontrair da atividade física das caminhadas, tais como o workshop de dança e o sempre concorrido baile da noite de sábado.

A adesão ao evento tem sido muito boa, tendo já esgotado algumas caminhadas. No entanto, ainda estão bastantes opções com vagas abertas. Os interessados podem aceder ao Formulário de Inscrições no website do evento – wfameixial.qrer.pt – onde também é possível encontrar outras informações detalhadas sobre o evento, bem como, opções de alojamento, refeições ou transporte.

O período de inscrições on-line encerra a 22 de Abril. Será sempre possível realizar inscrições nos dias do festival, mas nesse momento os participantes terão de se sujeitar aos lugares disponíveis nas diferentes atividades.

Recordamos que entrada no festival tem o valor simbólico de 10€ e confere direito à participação em todas as atividades do programa, mediante inscrição prévia em cada uma delas e de acordo com a sua lotação específica. A entrada para crianças até aos 12 anos é gratuita, mas igualmente sujeita a inscrição obrigatória por motivos de seguro e de gestão da atividade.

O WFA regressa todos os anos à serra algarvia, promovido pela QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, numa organização conjunta com a Proactivetur, nossa empresa cooperadora, e o Projeto Estela.

Como habitualmente, conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia do Ameixial, do Clube Desportivo Ameixialense, e da Região de Turismo do Algarve, através da marca Algarve Walking Season, assim como de outros parceiros locais, nomeadamente da Decathlon, da VisaCar e da Ana Aeroportos.

QRER