Selectra | A surpreendente diferença de custos entre a água da torneira e a água engarrafada em Portugal

0
84
Selectra-Logotipo

Numa altura de preocupação com a sustentabilidade e os custos associados ao consumo, muitas vezes negligenciamos uma escolha simples que pode ter um impacto significativo nas nossas finanças e no meio ambiente: a água potável.

A Selectra, especialista em tarifas de energia, revela alguns dados sobre os custos da água engarrafada em comparação com a água da torneira em Portugal, destacando as vantagens económicas e ambientais na escolha pela água da torneira. De acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), “a percentagem de água segura em Portugal continental é de 98,96%, um valor considerado de excelência”. E o melhor de tudo: é uma alternativa muito mais acessível em comparação com a água engarrafada.

Água da torneira: uma opção surpreendentemente económica
De acordo com os nossos dados, a água da torneira em Portugal é incrivelmente económica. Um litro de água da torneira custa, em média, apenas 0,0017€, tornando-a até 99% mais barata do que a água engarrafada. Esta discrepância nos custos é notável, especialmente quando consideramos o consumo médio de água de uma família ao longo do ano.

Custos-água-engarrafada-torneira

E dicas para poupar água?
As atividades do quotidiano e as fugas de água podem aumentar o nosso consumo de água se não tomarmos precauções e consciência, por isso, aqui ficam algumas dicas que permitirão uma mudança notória na redução do consumo de água.

  • Utilize as máquinas de lavar na sua capacidade máxima
    Opte pelos programas económicos das máquinas de lavar roupa e loiça, utilizando-as apenas quando estiverem completamente cheias.
  • Evite os programas com pré-lavagem
    A não ser que as peças estejam visivelmente sujas, não é necessário pré-lavar a sua roupa e as loiças, já que os programas de lavagem normal são suficientemente potentes para deixarem as peças limpas e sem nódoas.
  • Tenha cuidado com as descargas do autoclismo
    Sabia que uma simples descarga de autoclismo pode gastar entre 10 a 15 litros de água? Isto significa que ao final do dia pode ter dispensado cerca de 100 litros nesta tarefa tão banal, um valor que se aproxima bastante à média mundial de consumo de água diário.
  • Instale sensores de humidade nos sistemas de rega automáticos
    Um sistema de rega automático no jardim pode ser um excelente aliado para poupar nas suas faturas, mas é necessário que seja utilizado corretamente.
  • Controlo apertado com os gastos
    Por fim, faça uma gestão mais controlada das leituras do seu contador, de modo a poder controlar os dados de consumo e o valor das suas faturas mensais.

Selectra