Portimão | Espetáculo de dança contemporânea “Memórias Vividas” realça o inestimável valor da democracia

0
41
Dança-Memórias-Vividas

O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão vai ser palco nos dias 26 e 27 de abril do espetáculo de dança contemporânea “Memórias Vividas”, a cargo da Associação Cultural Dancenema, que encerrará a programação oficial das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Co-criação de Nilsen Jorge e Thora Nadeshka, com conceito e assistência coreográfica de Sofia Brito, esta performance teve como ponto de partida a recolha de testemunhos de ‘memórias vividas’ durante a época da ditadura, o antes e o depois do 25 de Abril, partilhadas por quem viveu este período e ainda cá está para deixar o seu legado.

Para a concretização desse propósito, foram realizadas diversas entrevistas, entre setembro de 2023 e janeiro deste ano, com cidadãos que experienciaram o regime salazarista.

A peça, que resulta de uma encomenda feita à Dancenema pelo Município de Portimão, pretende consciencializar os mais jovens para o valor da democracia e da responsabilidade coletiva.

Em palco, cinco bailarinos honrarão essas memórias e trarão para o presente uma reflexão de um passado vivido para celebrar a Democracia e valorizar a conquista da Liberdade.

Estão agendadas para as 11h00 e as 15h00 do dia 26 duas sessões dirigidas às escolas, enquanto o público poderá apreciar este espetáculo de dança no dia 27 de abril, a partir das 21h00, devendo adquirir o respetivo ingresso, ao preço de 10 euros, em https://tempo.bol.pt ou na bilheteira do TEMPO, de terça a sábado entre as 13h00 e as 18h00 e na noite da atuação, até ao seu início.

O percurso deste projeto cultural foi registado fotograficamente por Pedro Pinto, cujas imagens podem ser vistas até 6 de maio no espaço do Café-Concerto do TEMPO, onde também foram colocados ecrãs exibindo excertos dos cinco episódios de vídeo produzidos na ocasião e oportunamente divulgados no Youtube e canais oficiais do Município de Portimão e da Dancenema, que no seu todo constituem um documentário único, inédito e valioso.

CM Portimão

Exposição-Memórias-Vividas