IN Loco | Hackathons RAIA!

0
107
Hackathon-RAIA

O projeto RAIA está realizar um esforço para identificar as necessidades de inovação rural e agrícola na zona transfronteiriça do Sul de Espanha e Portugal.

Com o objetivo de identificar os problemas, desafios ou dificuldades do território que ajudarão a definir e desenhar soluções inovadoras, estão a ser solicitados contributos a diferentes agentes do território e a todos aqueles que desejem participar, através do formulário:

https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/RetosRaia?surveylanguage=PT

Toda esta informação recolhida será trabalhada através de “hackathons” de inovação aberta (organizados em 3 eventos), onde se desenvolverão processos participativos, activos e de co-criação, nos quais participarão colaboradores especialistas e os diferentes actores interessados no mesmo desafio, necessidade ou problema. Procurar-se-ão soluções, conceber-se-ão projectos e/ou estabelecer-se-ão roteiros para os enfrentar. Além disso, haverá uma plataforma digital que permitirá trabalhar em linha e em grupo durante todo o processo. https://raia-redeinnovarural.eu/hackathones/

O primeiro hackathon terá lugar no Centro Agroexperimental de Empresas da Diputación de Huelva (Trigueros) na quarta-feira, 5 de junho de 2024. Nesta primeira reunião, será apresentado o projeto, bem como a organização dos grupos e o estabelecimento da dinâmica de trabalho para a deteção de soluções em torno dos principais problemas, necessidades e desafios seleccionados.

Durante o segundo hackathon (online), serão apresentadas as possíveis soluções concebidas por cada grupo e serão trocadas impressões entre os diferentes grupos, procurando enriquecer as abordagens de inovação que estão a ser trabalhadas, serão detectadas necessidades de apoio e aspectos a melhorar para continuar com a criação da solução inovadora.

Na terceira hackathon, serão seleccionados os projectos mais viáveis para serem acompanhados na fase de teste, utilizando a ferramenta Living Labs, bem como fornecer outros apoios para o resto das soluções co-desenhadas (apoio financeiro, informação sobre convites à apresentação de propostas, formação RAIA, etc.).

Finalmente, na fase de teste, serão realizados Living Labs ou cenários “ao vivo”, nos quais serão testadas as soluções concebidas no âmbito dos hackathons. Todas as boas ideias e soluções inovadoras serão incorporadas no Plano de Ação RAIA.

O primeiro passo, portanto, é começar a dar contributos no seguinte formulário, identificando os problemas, necessidades ou desafios que considera importante resolver e se conhece uma fórmula inovadora, ou entidades e pessoas-chave que devam ser envolvidas. A sua proposta de solução inovadora poderá ser selecionada e fazer parte do Plano de Ação a desenvolver no âmbito do projeto RAIA. Os seus contributos: ideias, conhecimentos e experiência serão fundamentais para dar sentido a esta iniciativa.

Cofinanciado pela União Europeia através da 2ª convocatória do Programa Interreg VI-Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, o Projeto RAIA centra-se no apoio ao desenvolvimento agrícola na região fronteiriça, através da criação de uma rede colaborativa (Red RAIA). O objetivo da Rede RAIA é integrar agricultores, empresas, cooperativas, associações, universidades, centros de investigação e ensino, e entidades governamentais num esforço conjunto para, através da inovação, gerar novas oportunidades de negócio e comerciais e melhorar a resiliência aos desafios presentes no território.

Ass IN Loco