Vila Real de Santo António assumiu a presidência da Eurocidade do Guadina para o biénio 2024-2026

0
184
Presidência-Eurocidade-Guadiana

O Municipio de Vila Real de Santo António, e em sua representação o Presidente Álvaro  Araújo, assume  a Presidência do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, Eurocidade do Guadiana. Assume o cargo num dia simbólico, dia da Europa e também do décimo primeiro aniversário da constituição da Eurocidade do Guadiana.

Álvaro Araújo assume o cargo com a intenção de que os próximos anos tenham uma importante projecção para a Eurocidade do Guadiana. No mandato de presidência de Castro Marim, com Francisco Amaral à frente da entidade, foram consolidados diversos planos estratégicos em áreas como o turismo, a acessibilidade, o meio ambiente e a governança.

A etapa seguinte consistirá na construção de planos para o desenvolvimento estratégico, obtenção de novas formas de financiamento através dos diferentes programas operativos e a consolidação da entidade como uma das instituições de âmbito europeu mais importantes do Sul da Europa.

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Eurocidade do Guadiana, que recentemente aprovou o seu orçamento para o ano de 2024, desenvolve na atualidade vários projetos com financiamento comunitário e encontra-se em processo se redação  de novas iniciativas para seguir avançando na cooperação territorial, na gestão conjunta de serviços e uma melhor articulação de um território que partilha ideias, iniciativas e desafios apesar de se encontrar em dois países distintos.

A Eurocidade do Guadiana foi constituida no ano de 2013 e em 2018 obteve reconhecimento como Agrupamento Europeu, o que originou novas oportunidades para o conjunto do território que envolve os municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António.  

O acto de transferência da Presidência foi precedido do hastear das bandeiras com motivo do dia da Europa na Praça Marquês de Pombal.

Após a assembleia extraordinária foi entregue o prémio de Cooperação Transfronteiriça da Eurocidade ao colectivo Poetas do Guadiana.

FM Eurociudad

Presidência-Eurocidade-Guadiana-1