Conversas com Barriguinhas | O bebé parece inconsolável? técnicas para decifrar e acalmar o choro

0
87
Conversas-Barriguinhas

No dia 15 de maio, pelas 18h00, as Conversas com Barriguinhas organizam um evento online para grávidas e recém-mamãs, que junta especialistas em Saúde Materna e Obstétrica e Saúde Oral para abordar questões fundamentais sobre a maternidade e os cuidados ao bebé.

Sendo o choro um meio importante de comunicação dos bebés, é essencial começar a interpretá-lo e a compreendê-lo, de forma a conhecer as suas necessidades e a forma mais eficaz de lhes dar resposta. Fome ou sede, sono, tédio, desconforto, medo e cólicas são alguns dos motivos que podem estar na origem do choro. Neste dia, a enfermeira especialista Conceição Santa-Martha vai ajudar a decifrar os diferentes tipos de sons provocados pelo choro, para que os pais consigam perceber a causa e de que forma podem aliviar e acalmar o bebé.

Já a médica dentista e autora do blog Dente a Dente, Inês Guerra Pereira, vai falar sobre a importância da higienização da boca do bebé, até aos primeiros dentinhos. Esta higienização deve ser feita com a passagem de uma gaze ou pano húmido na gengiva, uma vez que ajuda a remover os resíduos de leite e bactérias.

A importância e as aplicações terapêuticas das células estaminais do sangue do cordão umbilical serão também abordadas por Sofia Figueiredo, da Crioestaminal. A conselheira em células estaminais vai aprofundar o papel fundamental destas células no desenvolvimento e saúde futura do bebé.

Durante o mês de maio, uma das grávidas participantes nas sessões vai receber uma mala de maternidade com produtos dos parceiros da iniciativa.

As inscrições estão disponíveis na plataforma.

bcw