Faro | “Primavera Literária” tem hoje início

0
124
Primavera-Literária-cartaz

A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa e o Jardim da Alameda João de Deus acolhem a partir de hoje a “Primavera Literária”, festival que, até dia 19 de maio, vai promover apresentações de livros, conversas, recitais de poesia e espetáculos musicais com a presença de diversos autores e artistas de renome.

A abertura oficial da Primavera Literária tem lugar hoje, às 17h00, no auditório da Biblioteca, com a apresentação do programa completo do festival (que pode consultar AQUI). Segue-se a palestra “Queremos viver numa cidade sem biblioteca?”, com a participação de Bruno Eiras (Direção-Geral do Livro, dos Arquivos  e das Bibliotecas), Maria Vlachou (Acesso Cultura) e de um representante da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Algarve. Este momento conta com moderação de Sandra Martins, da Biblioteca Municipal de Faro.

O dia termina com um recital de poesia e harpa, pelo conhecido ator Paulo Pires e a harpista Emanuela Nicoli, no Jardim da Alameda – Palco Casa do Sabino, a partir das 18h30.

O público escolar e as famílias voltam a ser desafiados no dia 16 de maio (quinta-feira) com várias propostas, terminando o dia com uma sessão de autógrafos do escritor Pedro Chagas Freitas, às 18h00, no Jardim da Alameda – Casa do Autor, seguida de Leituras com Violoncelo, por Bárbara Santos, às 18h30, no Jardim da Alameda – Bosque das Letras.

Apresentação de livros, sustentabilidade ambiental, teatro, workshops e cinema vão marcar o dia 17 de maio (sexta-feira), com um conjunto de ações destinadas às famílias e ao público em geral. Destaque para “Duas pessoas a conversar ao vivo”, que juntará no auditório da biblioteca o Martim Sousa Tavares (maestro) e Hugo Van Der Ding (autor e cartoonista), que a partir das 19h00 abordarão temas ligados à memória e a identidade cultural e literária de Faro e do Algarve.

No sábado, dia 18 de maio, além de toda a oferta dirigida às famílias e público em geral (nomeadamente, caminhada, leitura de contos, “Magia, Histórias e Yoga”, apresentação de livros, entre outros), os interessados poderão acompanhar “À conversa com … José Milhazes” (jornalista), pelas 17h00, no Jardim da Alameda – Palco do Sabino. O dia terminará com Teatro Imersivo (Ramos Rosa convida) e música, com o Trio Kiloco.

O festival “Primavera Literária” encerra no domingo, dia 19 de maio, com um programa alargado e com muita animação. Logo às 11h00, no Jardim da Alameda – Bosque das Letras, a rapper Capicua apresentará o seu livro “Cor-de-Margarida” e regressa, às 18h00, ao Jardim da Alameda – Palco Casa do Sabino, para uma “Conversa com música”. Haverá, ainda, Magia, Histórias e Yoga (12h00); a apresentação do livro “O filho de Al-Hakam”, de Renato Proença dos Santos (15h00), com a música de Eduardo Ramos; um “À conversa com Fúlvia Almeida”, com Inês Meneses e Rita da Nova e Música e Poesia, com Hand Pan (18h30).

Ao longo de todos estes dias, algumas atividades decorrerão permanentemente, como é o caso da 46.ª Feira do Livro de Faro, entre as 10h00 às 20h00, no Jardim da Alameda, o “BooK Tinder”, dinamizado pela Associação Sê Mais Sê Melhor, atividades plásticas, com a APLIKIDS e o “Livro Esquecido”, com a Oficina do Sentir.

CM Faro

Primavera-Literária