“Prémios Play” Revelados nomes de artistas que vão atuar amanhã na gala

0
89
Prémios-Play

Já são conhecidos os 14 artistas, cinco dos quais nomeados, que vão protagonizar assete atuações musicais, consideradas momentos-chave da cerimónia dos vencedores dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa, a qual vai decorrer a 16 de maio, no Coliseu dos Recreios, sendo emitida em direto a partir das 21h00 pela RTP1, RTP África, RTP Internacional, RTP Play e Antena1.

Para esta 6.ª edição, e como já é habitual, as fusões de diferentes estilos como pop, rock, r&b, fado, jazz e hip hop voltam a ganhar destaque, sendo que, pela primeira vez na história dos PLAY, o cante alentejano — classificado em 2014 como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO — também vai subir ao palco.

Para animar a noite, as performances deste ano estão a cargo de: Murta & Diana Lima; Diogo Piçarra & Pedro Abrunhosa; SYRO & Bispo; Camané & Ricardo Ribeiro (nomeado Melhor Álbum Fado) com João Paulo Esteves da Silva (nomeado Melhor Álbum Jazz) & Mário Laginha; Pedro Mafama (nomeado Vodafone Canção do Ano, Melhor Artista Masculino e Melhor Videoclipe) & Grupo Coral Paz e Unidade de Alcáçovas e La Família Gitana e ainda D.A.M.A (nomeados Melhor Grupo) & Buba Espinho.

Além destas seis atuações, o momento Vodafone também promete surpreender, como acontece em todas as edições, sendo que desta vez o mesmo terá uma  componente tecnológica associada ao 5G. Com o objetivo de apoiar talentos emergentes, JÜRA (nomeada Artista Revelação) foi a voz escolhida para este espetáculo exclusivo. A direção artística das sete performances é assinada por Cifrão.

Recorde-se que durante esta cerimónia vão ser revelados, de entre os 50 nomeados, os vencedores das 14 categorias: Vodafone Canção do Ano, Melhor Artista Feminina, Melhor Artista Masculino, Melhor Grupo, Melhor Álbum, Melhor Álbum Fado, Artista Revelação, Prémio Música Ligeira e Popular (1.ª vez a concurso), Prémio Lusofonia, Melhor Videoclipe, Melhor Álbum Jazz, Melhor Álbum de Música Clássica/Erudita, Prémio Carreia e Prémio da Crítica.

De destacar que as votações para Vodafone Canção do Ano — a única categoria cujo vencedor é eleito pelo público — continuam ativas (até quase ao final da gala), podendo ser efetuadas nos links de posts específicos e das bio das redes sociais dos PLAY (Facebook, Instagram, TikTok X) e também na App My Vodafone (só para clientes da operadora), no link PLAY — Vodafone Canção do Ano.

A cerimónia vai ser apresentada como é costume por Filomena Cautela, sendo que neste ano faz dupla com Inês Lopes Gonçalves, com quem já partilhou palco nas duas primeiras edições. Na passadeira vermelha, os repórteres digitais Alexandre Guimarães e Catarina Moreira asseguram entrevistas a artistas e convidados, as quais são transmitidas no Instagram dos PLAY, a partir das19h00.

OsPLAY – Prémios da Música Portuguesa são promovidos pela Audiogest, que gere e representa os direitos das editoras multinacionais, nacionais e independentes,e ainda pela GDA, entidade que gere os direitos dos artistas, intérpretes e executantes. Todo o processo de candidaturas, nomeações e seleção de vencedores é sempre devidamente auditado pela PwC.

Criados em 2019 com o objetivo de celebrar e promover o talento e a carreira dos artistas portugueses e lusófonos, os Prémios PLAY são atualmente a grande festa da música nacional, contribuindo também para o desenvolvimento cultural e económico do país.

Play