Loulé | Registada em Livro a passagem das Jornadas Mundiais da Juventude pela cidade

0
75

A Câmara Municipal de Loulé lançou um livro sobre os “Dias na Diocese em Loulé”, com o objetivo de perpetuar para memória futura a presença nesta cidade dos participantes nas Jornadas Mundiais da Juventude.

De 26 a 31 de julho, Loulé recebeu um momento preliminar da Jornada Mundial da Juventude que aconteceu em Lisboa, em agosto. Perto de mil jovens vindos da Polónia, Itália, Alemanha, Eslovénia, Kuwait e França estiveram na cidade algarvia para dias de partilha cultural e espiritual.

O encontro de partilha de culturas, ações de voluntariado junto a algumas IPSS, um arraial e a participação em atividades desportivas no Parque Municipal foram algumas das iniciativas em que estes jovens estiveram. Mas o momento alto foi mesmo a procissão noturna ao Santuário da Nossa Senhora da Piedade, numa recriação da Festa da Mãe Soberana, o culto mariano que constitui a maior manifestação religiosa a Sul de Fátima.

Esta obra agrega um conjunto de fotografias desses momentos, mas também testemunhos dos jovens e de quem os acompanhou nesta viagem, dos voluntários a elementos da organização e responsáveis da Diocese, além de uma mensagem do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, e do pároco de Loulé, Carlos Aquino.

A obra é também pontuada por excertos da Carta Encíclica “Fratelli Tutti” (2020), do Papa Francisco, o grande mentor das Jornadas, sobre fraternidade e amizade social.

O livro foi apresentado no passado dia 11 de maio, numa sessão onde marcaram presença muitos dos jovens louletanos que acompanharam estes “Dias na Diocese”.

CM Loulé