Lagoa | Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis do Desporto Escolar em Lagoa e Portimão

0
117
Campeonatos-Juvenis2024

Entre os dias 23 e 26 de maio, realizar-se-ão os aguardados Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis, do Desporto Escolar, nas cidades de Lagoa e Portimão. Este evento reunirá mais de 1500 alunos e cerca de 250 professores de todo o país, competindo em 12 modalidades: Atletismo, Badminton, Basquetebol, Boccia, BTT-XCO, Canoagem, Futsal, Natação, Patinagem, Surf, Ténis de Mesa e Voleibol.

Em Lagoa, terão lugar as competições de Atletismo, Badminton, Basquetebol Feminino, Boccia, BTT-XCO, Canoagem, Futsal Feminino, Natação, Ténis de Mesa e Voleibol. Em Portimão, as modalidades de Basquetebol Masculino, Futsal Masculino, Patinagem e Surf serão as protagonistas.

Nos dias 24 e 25 de maio, sexta-feira e sábado, as competições decorrerão em várias instalações desportivas das duas cidades anfitriãs. O final do dia 25 será marcado pela “Festa do Aluno” no Parque Municipal de Feiras e Exposições de Lagoa (FATACIL)”, em Lagoa, onde todas as delegações se reunirão para celebrar o desporto e a convivência.

No dia 26 de maio, as delegações regressarão às suas localidades de origem, com a sensação de objetivos cumpridos e novas experiências vividas.

Organização e Apoio
Este evento é organizado pela Direção-Geral da Educação – Divisão do Desporto Escolar, em colaboração com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços do Algarve, com o apoio e parceria dos Municípios de Lagoa e Portimão. Para além dos alunos participantes, os campeonatos contarão com a colaboração de 180 alunos voluntários dos Agrupamentos Escolares de acolhimento, cerca de 120 professores na organização e um vasto universo de instituições parceiras, incluindo Escolas, Autarquias, Forças de Segurança e Proteção Civil.

Lagoa: Uma Aposta Sólida no Desporto
O Município de Lagoa tem demonstrado uma forte aposta no desporto, sustentada em três eixos fundamentais: Desporto para Todos, Desporto de Competição e Lagoa acolhe grandes eventos. No fim de semana anterior aos Campeonatos Nacionais Escolares, Lagoa foi palco de vários eventos de grande relevância:

1. Ride Across Portugal: Praticantes de ciclismo de todo o mundo percorreram Portugal de norte a sul. Cerca de 70 participantes desfrutaram das magníficas paisagens de Lagoa.

2. Torneio Nacional Olímpico Jovem: Lagoa acolheu com orgulho, nos dias 18 e 19 de maio, uma das competições jovens mais importantes do país: a 41.ª edição do Torneio Nacional Olímpico Jovem, com 650 atletas de todo o país, incluindo as ilhas.

3. Liga Clubes Badminton: No Pavilhão Municipal Jacinto Correia, realizou-se a 3ª Jornada Concentrada – Liga de Clubes, 1ª e 2ª Divisão, onde 8 equipas de cada divisão competiram em jogos de grande competitividade.

4. Lagoa Criterium: Organizado pelo Centro de Ciclismo de Lagoa e a Associação de Ciclismo do Algarve, com o apoio do Município de Lagoa, a II Taça do Algarve Ciclismo de Estrada, para as categorias Sub-23, Elites, Masters e CPT, decorreu no dia 19 de maio. Cerca de 70 atletas competiram, proporcionando um dia emocionante para todos os presentes.

Mun Lagoa(Algarve)