Museu do Lyceu Faro | 1º Aniversário

0
809

O Museu do Lyceu de Faro, comemorou o seu 1º aniversário com diversas iniciativas culturais, levadas a cabo nos dias 11 e 13 de Maio de 2024. No dia 11 de maio de 2024, inaugurou-se a Exposição, “Manuel Viegas Guerreiro e a Sala de Angola do Liceu Nacional de Faro”, tendo a mesma ficado patente ao público, de 11 a 20 de Maio, na “Biblioteca Museu”, espaço museológico do Museu do Lyceu, na Biblioteca Escolar da Escola Secundária João de Deus, em Faro.

Esta exposição, organização do Museu do Lyceu de Faro com colaboração da Associação dos Amigos do Museu do Lyceu de Faro (AAMLF), faz parte de um conjunto de iniciativas que visaram consagrar e instituir Manuel Viegas Guerreiro como Patrono do Museu do Lyceu de Faro. Depois da inauguração, no mesmo local, foi a vez de ouvir intervenções de investigadores e testemunhos e de antigos alunos do Professor Manuel Viegas Guerreiro. No dia 13 de maio de 2024, na Biblioteca Escolar da Escola Secundária João de Deus, em Faro, teve lugar uma Palestra, proferida pelo Investigador Dr. Marques Inácio, que falou da sua Academia do Fado, da Canção e da Guitarra de Coimbra, contando também a participação do ex-aluno, músico e artista plástico, José Maria Oliveira, que destacou a importância que o reitor do Liceu, Dr. Rodrigues Davim, em 1904, teve, com a apresentação do tema: “A influência do Canto e Música de Coimbra nos estudantes do Liceu de Faro”.

No mesmo dia, à noite, no Pátio exterior da Ermida de Stº. António do Alto, decorreu a atuação dos grupos algarvios, “Ecos de Coimbra”, “In versus” e ” Real Tuna Infantina”, relembrando as origens da Tuna Farense, em 1904. A Mais Algarve, acompanhou a par e passo esta iniciativa, trazendo à antena. Alguns dos momentos que mais nos marcaram.