Conversas com Barriguinhas | Como conciliar maternidade com espaço pessoal?

0
131
Conversas-Barriguinhas

Quando nasce um bebé, a vida do casal, mas em particular da mãe, passa a ser completamente dedicada ao recém-nascido, o que pode levar à alteração das rotinas diárias. As Conversas com Barriguinhas, nos dias 22 e 29 de maio, pelas 18h00, organizam duas sessões online, onde especialistas em Saúde Materna e Obstétrica se juntam para apoiar as grávidas e recém-mamãs na gestão entre a maternidade e o seu tempo pessoal.

Um dos fatores que levam a mãe a viver em função do seu bebé é a amamentação, uma vez que o recém-nascido precisa de ser alimentado a cada duas horas. Isto pode levar a puérpera a sentir-se assoberbada e sem tempo para si e para descansar, algo essencial na recuperação pós-parto. A conselheira em aleitamento materno Raquel Fonseca vai ajudar as mães, na sessão de dia 22,  a prepararem-se para os desafios associados à amamentação, partilhando as melhores dicas para uma melhor gestão emocional e de tempo.

E porque a gravidez também exige algumas adaptações no dia-a-dia da gestante, principalmente para acolher as mudanças que estão a acontecer no seu corpo, vai estar presente a fisioterapeuta pélvica Rita Avelino, que vai explicar como a fisioterapia pode ser útil tanto durante a gravidez como durante o parto. Já a consultora de imagem e estilo Cristiana Silva, vai ajudar as grávidas a adaptarem as suas roupas ao seu corpo em contante mudança.

Outro fator que altera a vida quotidiana dos pais é a privação de sono e descanso, muitas vezes provocada pelas cólicas do bebé durante a noite. Na sessão de dia 29, a psicóloga Clementina Almeira, da clínica ForBabiesBrain, vai exemplificar como os pais podem ajudar a aliviar este desconforto no bebé.

Também no dia 29, as grávidas que estão na reta final da gestação podem contar com a fundadora do projeto Momm, Inês Freitas, para as apoiar na preparação do pós-parto. Sendo o autocuidado da mulher muito importante no puérpero, a especialista vai partilhar alguma informação com as grávidas para que consigam construir uma rotina que inclua tempo para elas próprias.

Ambas as sessões contam também com a participação da Crioestaminal. A importância e as aplicações terapêuticas das células estaminais do sangue do cordão umbilical serão abordadas pela diretora médica da Crioestaminal, Alexandra Machado, e pela conselheira em células estaminais Joana Gomes.

Uma das grávidas participantes nas sessões de maio das Conversas com Barriguinhas vai receber uma mala de maternidade com produtos dos parceiros da iniciativa. As inscrições estão disponíveis nas plataformas.

BCW